Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica disputará pré-olímpico
Sâo Paulo - A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto recebeu na última sexta-feira, dia 6 de Maio, a notícia de que terá a oportunidade de disputar o Mundial, que será pré-olímpico, em setembro, na França.
No Mundial passado, realizado em setembro de 2010, em Moscou, na Rússia, o Brasil terminou em 26º lugar, não conseguindo a vaga para este pré-olímpico, já que apenas os 24 primeiros colocados alcançariam a classificação.
Mas a história começou a mudar para o Brasil depois da suspensão da Federação da Coréia do Norte, que havia terminando o Mundial passado na 24ª colocação. A punição determinou à Federação da Coréia do Norte uma suspensão de todas as atividades durante dois anos. Automaticamente, a Geórgia, 25ª colocada, foi convidada para a vaga no próximo Mundial, mas recusou, já que irá participar apenas no Individual.
O convite, então, foi encaminhado ao Brasil, que aceitou imediatamente. "Ter essa oportunidade de estar no pré-olímpico representa uma felicidade muito grande para todos nós. E, com certeza, a partir de agora vamos trabalhar ainda mais para conseguir um ótimo resultado na França. Parabenizo toda a família da Ginástica Rítmica, em especial as nossas ginastas, por essa conquista", disse a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende.
Presidente do Comitê Técnico da Ginástica Rítmica do Brasil, Letícia Barros também vibrou com a notícia. "Recebemos essa vaga com muita alegria, pois, se começamos o ano com o objetivo voltado para os Jogos Pan-Americanos, agora, ele se vira também para os Jogos Olímpicos. Sabemos que não é fácil conseguir essa vaga, mas o trabalho será ainda mais forte a partir de agora e sabemos que Ginástica se decide em quadra", afirmou Letícia Barros.
Os 24 países que estarão no Mundial da França lutarão por 10 vagas nas Olimpíadas de Londres. Os seis primeiros estarão garantidos e outros seis tentarão as quatro últimas vagas no evento teste, que será em janeiro de 2012, já em Londres. Sendo que há necessidade de ter um representante de cada continente.
A Seleção de Ginástica Rítmica Individual já estava classificada para o pré-olímpico da França, onde estará com quatro ginastas e buscará uma das 24 vagas para as Olimpíadas de Londres. As representantes do Brasil no Mundial da França ainda serão escolhidas.