Em busca da quarta medalha

Técnico e cavaleiro, Rodrigo Pessoa comanda equipe de hipismo saltos na luta por mais um pódio olímpico/ Foto:Alaor Filho/COB

Londres- Liderada pelos experientes Rodrigo Pessoa, que acumula as funções de técnico e cavaleiro, e Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, a equipe brasileira de hipismo saltos parte em busca da quarta medalha olímpica do país neste sábado, 4 de agosto, a partir das 6h30 (horário de Brasília), no tradicional Greenwich Park. Serão cinco dias de provas no primeiro parque real da Grã-Bretanha até que os medalhistas individuais dos Jogos Olímpicos Londres 2012 sejam conhecidos, no dia 8.
 
Ouro em Atenas 2004 e bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sydney 2000 ao lado de Doda, Pessoa tem sob seu comando em Londres 2012 os estreantes José Roberto Reynoso Fernandez Filho e Carlos Ribas. Embora estejam fazendo sua primeira participação em Jogos Olímpicos, os dois têm milhagem de sobra no esporte e se juntam aos mais experientes para ajudar o Brasil a recuperar o protagonismo perdido em Pequim 2008, quando não conseguiu medalha.
 
"No geral é um grupo forte, que vai fazer o máximo para conquistar um bom resultado. A expectativa é muito boa, mas nos Jogos Olímpicos o nível é muito alto, então tudo depende do dia. Se você não contar um pouco com a sorte naquele dia, passa de terceiro para oitavo em um minuto”, lembra Rodrigo, que mantém os pés no chão e não coloca o Brasil entre os principais candidatos à medalha. “Países como Alemanha, Estados Unidos e França estão bem fortes, têm mais qualidade. O nosso objetivo é chegar o mais próximo possível de uma medalha. Subir no pódio seria um grande resultado".
 
O talento individual dos cavaleiros brasileiros, entretanto, justifica a expectativa por um bom desempenho. Doda Miranda, representante do país mais bem colocado no ranking da FEI, em 19º lugar, fez a melhor temporada de sua carreira em 2011, vencendo 14 GPs internacionais, e surge como uma das principais esperanças da equipe na competição.
 
“Realmente não vamos brigar pela medalha de ouro, temos que ser realistas”, concorda Luis Antonio Rocco, chefe de equipe do hipismo brasileiro. “Mas o Brasil sempre entra com chances e é sempre é um candidato ao pódio. Pode haver alguma surpresa individual, com Rodrigo ou com o Doda, e já vamos ver nestes Jogos uma renovação importante, com dois cavaleiros estreando. A perspectiva é muito boa”.
 
Os conjuntos que representarão o Brasil no concurso de saltos de Londres 2012 são os seguintes: Rodrigo Pessoa/HH Rebozo, Doda Miranda/AD Bogeno, Carlos Ribas/Wilexo e José Roberto Reynoso Fernandez Filho/Maestro St Lois.
 
O hipismo nacional conquistou sua primeira medalha olímpica em Atlanta 1996, quando a equipe formada for Rodrigo Pessoa, Álvaro Affonso de Miranda Neto, Luiz Felipe de Azevedo e André Johannpeter ficou com a terceira colocação. Quatro anos depois, o mesmo quarteto repetiu o feito e conquistou o bronze em Sydney 2000. Em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa e Baloubet du Rouet faturaram o ouro olímpico na disputa individual.