Páreo acirrado na formação da equipe brasileira de Salto rumo ao Pan 2011

César Almeida com Vanity Império Egípcio venceu as Seletivas no Nacional de Saltos em Curitiba (foto) e The Best Jump / Foto: Grace CarvalhoSão Paulo - Terminou no último sábado, 9/5, a 1ª fase de seletivas em solo brasileiro para formação da equipe brasileira de Salto rumo aos Jogos Panamericanos 2011, em Guadalajara, México. Passadas três etapas - sempre com uma prova de caça e um percurso da 1ª passagem do GP valendo pela seletiva do Pan - César Almeida apresentando Vanity Império Egípcio é o líder com apenas 4,57 pp.

A 1ª etapa das seletivas aconteceu no Concurso de Salto Nacional Oi Serra e Mar, entre 8 e 10/4, no Rio de Janeiro, com armação do course designer internacional brasileiro Guilherme Jorge. Já a 2ª seletiva, desenhada pelo belga Luc Musette, fez parte da programação do Nacional de Saltos de Curitiba, entre 29/4 e 1/5. Finalmente a última dessa 1ª Etapa de Seletivas no Brasil, movimentou o 43º Internacional The Best Jump, entre 5/5 e 8/5, em Porto Alegre, com armação do suiço Rolf Lüdi.

Entre um total de 38 candidatos são os 17 conjuntos (cavalo/cavaleiro) em atividade no Brasil (inscritos no processo seletivo) com chances matematicas de conquistar uma vaga das cinco vagas na equipe brasileira que vai defender o Brasil em Guadalajara 2011. Para garantir a vaga, os concorrentes devem ter o índice técnico igual ou inferior a 28 pontos perdidos. Na 1ª fase de seletivas houve a opção de descartar uma das etapas, ou seja, o pior resultado na soma da prova de caça e do GP, sendo obrigatória a participação em no mínimo duas das três etapas.

A decisão na corrida por uma das 5 vagas no time brasileiro no Pan acontece no Campeonato Brasileiro de Seniores, entre 8 e 12/6, na Sociedade Hípica Paulista, desta feita, com armação do renomado alemão Frank Rothenberger, responsável pelos desenhos de percurso da Final da Copa do Mundo 2011 e também o Internacional de Aachen, na Alemanha. No Campeonato Brasileiro nenhum dos cinco percursos - caça, dois percursos identicos e dois distintos - pode ser descartado.

César, que não saltou e portanto descartou 1ª seletiva, foi o vencedor das duas outras etapas. Montando a recém adquirada sela holandesa Vanity Império Egípcio, de propriedade de Daniel Aguiar, o cavaleiro se mostra confiante. "Estou muito satisfeito. A Vanity está muito bem. Vencemos as duas seletivas que participamos e estamos apostando em um bom desempenho no Brasileiro", comemorou César, integrante das equipes medalha de ouro no Pan Rio 2007 e bronze no Pan Santo Domingo 2003.

Francisco José Mesquita Musa com seu Brasileiro de Hipismo Premiere Xindoctro Método, vencedor da 1ª seletiva no Rio e que descartou o resultado em Porto Alegre, também vem bem na contagem com menos de duas faltas, totalizando apenas 6,53 pontos perdidos.

Outros dois conjuntos acumulam menos três faltas: Luis Felipe de Azevedo Filho montando Fape Special, conjunto campeão brasileiro senior 2010 e integrante da equipe 4ª colocada no Mundial 2010, ocupa o 3º posto, 10,60 pp, seguido de perto pelo cavaleiro Fabio Sarti montando Waloubet, 10,66 pp.

Em 5º lugar aparece José Roberto Reynoso Fernandez Filho com sua Gina JMen Sanol Dog Protécnica, 12,55 pp, conjunto vencedor da prova de caça em Porto Alegre. Mario Appel com Joffre de Rolonde Bom Sabor vem em 6º lugar, 13,29 pp, e, logo atrás, Lourenço Vieira da Silva apresentando Singular Pia Lena JMen, 13,34 pp.

Confira a tabela de classificação da 1ª fase de seletivas
 
Fique a par Processo Seletivo

Mais uma das cinco vagas será decidada por critério objetivo no circuito europeu em Concursos Internacionais 3*, 4* e 5* pré-selecionados pela Confederação Brasileira de Hipisimo (CBH). As demais três vagas serão definidas por critério subjetivo pela comissão selecionadora da entidade com base nos resultados em provas de altura mínima de 1.50 metro tanto na Europa como no Brasil.

Clique e confira a íntegra do critério. 


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook