Levantamento de peso do Brasil volta à Olimpíada 12 anos depois

Jaqueline Ferreira traz novamente o levantamento de peso aos Jogos Olímpicos / Foto: Daniel Ramalho / AGIF / COB

Londres - Depois de um hiato de 12 anos, o levantamento de peso brasileiro volta a ter uma representante olímpica. A responsável pelo fim do jejum é Jaqueline Ferreira, uma carioca de 25 anos que descobriu o esporte em 2005. A vaga para Londres veio apenas em maio, quando a pesista ficou em quarto lugar na categoria até 75kg do Torneio Pré-Olímpico, na Guatemala, com o recorde pessoal de 125kg. “Era o limite. Não teria outra oportunidade. Era a última seletiva, a última tentativa. Ou levantava o peso ou jogaria tudo fora”, recorda-se.
 
Desde então, Jaqueline passou os dois últimos meses buscando o equilíbrio entre o treinamento forte e um trabalho psicológico para não deixar a experiência olímpica afetá-la demais. “Por mais que me concentre, para mim é impossível  chegar aqui e não ficar emocionada com a Vila, os atletas internacionais e todo o espírito olímpico”, confessa. “Isso aqui é a realização de um sonho. Vejo os Jogos desde a minha infância e acho incrível poder participar disso”.
 
Campeã do Campeonato Sul-americano em 2009 e prata nos Jogos Sul-americanos em 2010, Jaqueline não espera obter medalha. “Precisaria levantar mais uns 30 quilos para brigar por um pódio. Mas vou me esforçar muito para melhorar os meus resultados pessoais. Só a presença do Brasil na competição feminina já é um sinal de evolução”, disse, antes de revelar que o centro de treinamento do levantamento de peso no bairro do Anil, no Rio, já é mais procurado por meninas do que por meninos.
 
Jaqueline começou no levantamento de peso depois de ser apresentada ao esporte por uma amiga, na Vila Olímpica de Duque de Caxias. Até então, dividia-se entre o heptatlo e o lançamento de dardo. “No início, minha família não aceitou bem a minha escolha: diziam que era um esporte pouco feminino”, lembra. “Mas no fim, não é você que escolhe o esporte; e sim o esporte que escolhe você”.
 
Depois de chegar a Londres no domingo, 22, Jaqueline já realizou seu primeiro treino na manhã desta segunda-feira, dia 23. Para a preparação, a pesista afirma que fará dois treinos semanais com intensidade máxima; o restante será para manter a forma e treinar técnicas, como o arranque. A prova de Jaqueline está marcada para o dia 3 de agosto.