Levantando o esporte | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Levantando o esporte

Levantamento de peso chega a Londres representado, pela primeira vez, no masculino e feminino/ Foto: Divulgação

Londres- O levantamento de peso do Brasil já conseguiu uma façanha nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Pela primeira vez na história, o país terá representantes na categoria masculina e feminina em uma mesma edição dos Jogos. Os responsáveis pela proeza são Fernando Reis, medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, e Jaqueline Ferreira, que conquistou a vaga para o país graças ao quarto lugar obtido no Pré-Olímpico da Guatemala. De quebra, possibilitou a volta de uma brasileira à competição depois de 12 anos.
 
Jaqueline competirá nesta sexta-feira, 3 de julho, a partir das 8h30 (horário de Brasília), no Excel Arena. Desde que garantiu a vaga, em maio, a pesista da categoria até 75kg tem dividido sua preparação entre o treinamento técnico e o trabalho psicológico. A carioca de 25 anos sabe que precisa estar com a cabeça boa para fazer o seu melhor numa competição tão importante. “Por mais que a gente busque manter o foco, é difícil não se emocionar com tudo o que envolve os Jogos Olímpicos. Estou realizando um sonho. Desde criança acompanho a competição e agora estou participando de tudo isso”, disse.
 
Consciente de que ainda precisa evoluir para entrar no rol das candidatas ao pódio olímpico, Jaqueline promete lutar para melhorar seus resultados. Seu recorde pessoal, 125kg, foi obtido justamente no Torneio Pré-Olímpico da Guatemala. “Para brigar por medalha, precisaria levantar mais uns 30 quilos. Quero melhorar meus resultados pessoais e comprovar a evolução do levantamento de peso feminino do Brasil”, comentou. 
 
Já Fernando Reis, da categoria super-pesado (acima de 105 quilos) só entra na disputa nesta terça-feira, 7 de agosto, às 11h30 (horário de Brasília). Aos 22 anos e 142kg distribuídos em 1m85 de altura, ele é dono dos melhores resultados do Brasil no levantamento de peso: além do inédito ouro Pan-americano, ele conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial Júnior da Bulgária, em 2010. 
 
Embora prefira não revelar a marca que planeja alcançar em Londres 2012, Fernando adianta que o objetivo é superar os 410kg alcançados no Pan de Guadalajara. “Estou muito mais forte e bem preparado. Mas, quanto vai ser, vocês vão ficar sabendo na hora”, disse, contando que ganhou mais de 40 kg nos últimos dois anos, quando subiu da categoria pesado (até 105 kg) para a super-pesado. Para isso, até no café-da-manhã costuma bater um prato de feijão, arroz e bife.
 
Desde que chegou a Londres, Fernando segue sua dura rotina de treinamento no Crystal Palace para brigar por uma boa colocação nos Jogos de 2012. Mas ele já planeja voos mais altos. “Se eu ficar entre os seis aqui em Londres, estarei muito feliz. Em 2016, no Rio, quero uma medalha”, disse o atleta.
 
O técnico de Fernando, o cubano Luis Lopez, tem a mesma opinião. “O Fernando ainda é muito jovem e muito leve para o esporte. O ápice na categoria dele acontece entre 26 e 28 anos, justamente a idade que terá nos Jogos Olímpicos do Rio. Também quero que ele esteja com mais de 150 quilos, já que enfrenta adversários com mai s de 170kg”, explica.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook