Allan do Carmo e Lucas Kanieski tentam uma vaga em Londres

Lucas Kanieski em busca da vaga para os Jogos de Londres / Foto: Satiro Sodré / AGIFRio de Janeiro - O Brasil pode conseguir mais uma vaga para a natação nos Jogos Olímpicos de Londres. Allan do Carmo e Lucas Kanieski viajam para Setúbal, em Portugal, para o Pré-Olímpico de Maratonas Aquáticas, no próximo dia 10. Allan embarca nesta terça-feira, e Lucas, na quarta-feira. No calendário olímpico, a prova de 10 quilômetros faz parte do programa de natação.

O Pré-Olímpico de Setúbal terá a prova feminina no sábado, 9/06 e a masculina no domingo, 10/06, começando às 16 horas local, no Parque Urbano de Albarquel. Serão 102 atletas no total (61 no feminino e 41 no masculino) representando 44 países e buscando preencher 30 as vagas restantes em Londres (15 por gênero).

O processo de escolha dos maratonistas aquáticos para os Jogos de Londres começou no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado. Os 10 primeiros classificados na prova de 10 quilômetros na China foram automaticamente classificados para a Olimpíada. O Brasil conseguiu vaga com Poliana Okimoto, sexta colocada. Ana Marcela Cunha foi a 11ª em Xangai e ficou como primeira reserva. Esta era a única chance para os países colocarem dois atletas na prova de Londres.

O Brasil, como já possui uma vaga no feminino, não pode mais inscrever ninguém para a prova feminina do Pré-Olímpico de Setúbal. No masculino, como o país ainda não classificou nenhum nadador pode inscrever os dois atletas, que lutarão por apenas uma vaga para o país.

A FINA estabeleceu o limite de 25 atletas por prova. Como 10 lugares foram definidos em Xangai, serão 15 vagas em disputa em Portugal. Para garantir a representatividade de todos os cinco continentes nos Jogos Olímpicos, dessas 15 vagas, uma será para um atleta africano e outra para um atleta asiático, pois esses continentes não tiveram nadadores classificados no Mundial da China.

E vem da África um nome forte para a prova de Setúbal. O tunisiano Oussama Mellouli, campeão olímpico e mundial nos 1500m livre, estará disputando o Pré-Olímpico. Outro nome de peso é o do italiano Valério Cleri, campeão dos 10 km no Mundial de Maratonas Aquáticas de Roberval/Can, em 2010.