Ana Marcela confirma favoritismo e Samuel de Bona assume a liderança

Os 10 km de Araruama classificou quatro atletas para esta distância no Sul-Americano Juvenil do Peru, em março de 2011 / Foto: Satiro Sodré CBDARio de Janeiro/RJ – A baiana Ana Marcela Cunha, da Unisanta/SP, confirmou o favoritismo e ao vencer a Travessia de 10 quilômetros de Araruama, praticamente garantiu o título brasileiro de maratonas aquáticas de 2010. No masculino, a dobradinha do Grêmio Náutico União/RS, com o ouro de Samuel de Bona e a prata de Matheus Evangelista, colocou seus atletas na ponta do ranking brasileiro com um ponto de diferença entre eles. A última etapa do Circuito Nacional será no próximo domingo, 14/11, na mesma Praia do Centro, com os cinco quilômetros de Araruama.

 Como Priscila Ribeiro, do Sesi/SP, terminou na quinta posição e chegou aos 100 pontos na classificação feminina, Ana Marcela ainda não pode ser considerada campeã, apesar da imensa vantagem: 134 a 100 pontos. Isto porque a última prova do Circuito Brasileiro dará 36 pontos aos vencedores - masculino e feminino - e ainda mais dois pontos de bônus a todos aqueles que chegarem no tempo limite de até 1 hora após o (a) vencedor (a). Assim, Priscila, se for vitoriosa, pode chegar aos 138 pontos. Assim, Ana necessita apenas do 16º lugar e chegar no tempo limite, que lhe garantiria quatro pontos e o título no desempate por vitórias.

- É a minha primeira vez aqui em Araruama e gostei muito, principalmente da organização. A prova começou um pouco atrasada mas foi por segurança. Vim pra cá mais tranqüila devido ao fim da Copa do Mundo. Procurei no início nadar com as meninas e arrancar mais pro fim. Tudo deu certo, graças a Deus – disse a campeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, Ana Marcela Cunha.

Já entre os homens, a disputa está emocionante. Samuel de Bona está com 124 pontos, seguido por seu companheiro de clube, Matheus Evangelista, com 123. Logo a seguir aparecem Victor Simões, da Aceb/BA, com 96 e o até então líder Victor Colonese, da Unisanta, que permaneceu com 93. Todos podem ser campeões.

- A prova foi muito forte e deixei pra disparar no final. Foi uma verdadeira vitória de equipe, com o Evangelista em segundo e o Bernardo na quarta posição - disse Bona.

Os 10 km de Araruama classificou quatro atletas para esta distância no Sul-Americano Juvenil do Peru, em março de 2011. Eles foram os melhores entre os nadadores nascidos em 1993, 94 ou 95: Lauren Goulart e Bernardo Figueiredo, ambos do Grêmio Náutico União/RS, o que também garantiu seu técnico, Christiano Klaser, o Kiko, na competição. E ainda, Djenyfer Arnold, da Unisul/SC, e Luiz Gustavo Barros, do Serc São Caetano. O mesmo processo acontecerá na prova de cinco quilômetros do próximo domingo.

A final do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas contou com os recursos dos Correios, Bradesco, Prefeitura de Araruama, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo.

Travessia de Araruama – 10km – 12/11/2010

Masculino

1) Samuel de Bona – Grêmio Náutico União/RS (2h05min14) / 
2) Matheus Evangelista – Grêmio Náutico União/RS (2h05min44) / 
3) Linecker Scarpelli Denardi – Sesi/SP (2h06min45) / 
4) Bernardo Figueiredo – Grêmio Náutico União/RS (2h07min20) / 
5) Luiz Gustavo Barros – Serc São Caetano/SP (2h07min26).

Feminino  

1) Ana Marcela Cunha – Unisanta/SP (2h17min50) /
2) Betina Lorscheitter – Grêmio Náutico Gaúcho/RS (2h21min26) / 
3) Lauren Goulart – Grêmio Náutico União/RS (2h22min30) /
4) Djenyfer Arnold – Unisul/SC (2h24min25) /
5) Priscila Ribeiro – Sesi/SP (2h29min15).

Classificação do Brasileiro:

Masculino

1) Samuel de Bona, Grêmio Náutico União/RS, 124 pontos / 
2) Matheus Evangelista, Grêmio Náutico União/RS, 123 / 
3) Victor Simões, Aceb/BA, 96 / 
4) Victor Colonese, Unisanta, 93.

Feminino

1) Ana Marcela Cunha, Unisanta,  134 pontos /
2) Priscila Ribeiro – Sesi/SP – 100 pontos / 
3) Betina Lorscheitter, Grêmio Náutico Gaúcho/RS, 96 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook