Ana Marcela Cunha nada pelo bicampeonato na Travessia dos Fortes

Em 2006, com apenas 14 anos, a baiana Ana Marcela Cunha sagrou-se campeã da maior maratona aquática do país, a Travessia dos Fortes / Foto: Esporte AlternativoRio de Janeiro – Em 2006, com apenas 14 anos, a baiana Ana Marcela Cunha sagrou-se campeã da maior maratona aquática do país, a Travessia dos Fortes. No próximo domingo, dia 3 de abril, ela vai cair na água para brigar pelo bicampeonato, dividindo o favoritismo com a atual campeã, a paulista Poliana Okimoto. O duelo entre as duas já se tornou um dos pontos mais emocionantes da competição, que compreende 3.500m entre os fortes de Copa e do Leme.

Vice-campeã nos dois últimos anos, a baiana que defende a equipe da UNISANTA, de Santos (SP), está treinando forte para a seletiva olímpica (prova de 10 km) que será realizada em Shangai no mês de julho, durante a disputa do Campeonato Mundial.

Seu grande sonho é disputar a Olimpíada de Londres, em 2012. Para isso, precisa chegar entre as dez primeiras no Mundial e garantir a vaga. “Minha rotina de treinos neste primeiro semestre é de muitas atividades. Treino de segunda a sábado. São cerca de cinco horas por dia na água, uns 14 km/dia, mais a preparação física com musculação, yoga, pilates e sessões de abdominais”.

Sobre a Travessia, Ana Marcela revela que por ser uma prova rápida, exige mais concentração: “O ritmo é diferente e quando vc menos espera já está no fim”.  A Travessia dos Fortes 2011 acontece dia 3 de abril, no mar de Copacabana. Encerradas as inscrições, a categoria elite terá 57 atletas, entre homens e mulheres, na disputa dos 3.500m entre os Fortes de Copacabana (largada) e do Leme (chegada).

A Travessia dos Fortes foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pelo Exército em 2001, devido ao grande entusiasmo de jovens oficiais por atividades esportivas, entre as quais o nado sem compromisso nas águas de Copacabana. Desde então a prova é aberta a civis e militares e para muitos participantes é encarada como um grande desafio de superação. No primeiro ano disputaram o título aproximadamente 700 nadadores. Já foram realizadas oito edições da competição com participação de mais de 15 mil atletas. Hoje o evento faz parte do calendário oficial de esportes da cidade.

A Travessia dos Fortes 2011 tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes e Lazer, Redecard e Lorenzetti. O apoio é da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A realização é do Exército Brasileiro, Rede Globo e Brasil1 Esporte.

SERVIÇO:

Inscrições: encerradas
Largada: dia 3 de abril, a partir das 9h30m, do Forte de Copacabana, Posto 6. Chegada no Forte do Leme, Posto 1.
www.travessiadosfortes.com.br

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook