Ana Marcela é campeã e Samuel de Bona é vice nos 5 km

Ana Marcela campeã Sul-Americana / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDABelém - O Brasil somou mais um ouro e uma prata no quadro do Sul-Americano Absoluto de Belém, com a maratona de 5 quilômetros, na manhã de sexta-feira, dia 16 de Março, que foi vencida pela baiana Ana Marcela Cunha, no feminino e teve o gaúcho Samuel de Bona como vice-campeão da disputa masculina.

A correnteza da Baía do Guajará deu muita rapidez á prova e o vencedor masculino, o equatoriano Ivan Enderica, chegou na Estação das Docas após 39m33s65 da largada. O tempo de Samuel foi 40m18s10 seguido pelo venezuelano Erwin Maldonado, que completou em 40m20s73. "Estou muito feliz pelo ouro. Foi uma prova muito rápida, com água quente, mas consegui me destacar desde o início e chegar na frente", disse Enderica, que também estará na disputa dos 10 quilômetros, no domingo, dia 18 de Março.

Samuel de Bona veio logo atrás e também falou sobre a velocidade que a correnteza garantiu ao percurso. "Foi uma prova forte, bem disputada desde o início. Foi descendo o rio muito rápido, então qualquer erro ou acerto podia definir a prova. Eu consegui me acertar no final, crescer no final. Só tenho a agradecer o apoio que estão nos dando. É continuar treinando mais pra buscar o ouro na próxima", disse.

Ana Marcela chegou depois de 44m02s56, com Florencia Mazzei (47m13s73), da argentina, em segundo e a equatoriana Nataly Caldas (47m14s06) em terceiro. Ana agradeceu a torcida paraense que está motivando muito os atletas com sua empolgação e disse que vai brigar para ser campeã da Copa do Mundo mais uma vez. "Agradeço ao público que está prestigiando as maratonas que é um esporte novo e ninguém tem noção do esforço que a gente faz. Esse é mais um título importante pra mim, campeã sul-americana. Ano passado fui a primeira atleta do continente a ter uma medalha de ouro no Campeonato Mundial da FINA, outra coisa legal. Esse ano vamos lutar pra conseguir o título da Copa do Mundo de novo", disse Ana, que vai disputar etapas do Circuito da Federação Internacional de Natação.

A prova de 10 quilômetros acontecerá no domingo, dia 18, com largada na Universidade do Pará e chegada na Estação das Docas. A hora exata será determinada pelo Congresso Técnico, neste sábado, 17/03. Ana Marcela volta a Baía do Guajará ao lado de Betina Lorscheitter. No masculino, pelo Brasil, sai Samuel de Bona e entra Allan do Carmo e Vitor Colonese.