Ana Marcela e Samuel de Bona vencem a edição 2011 da Travessia dos Fortes

Em 2006, com apenas 14 anos, a baiana Ana Marcela Cunha sagrou-se campeã da maior maratona aquática do país, a Travessia dos Fortes / Foto: AgifRio de Janeiro - Dia nublado, vento forte e mar calmo. Foi nessas condições que os 2 mil competidores da 9ª edição da Travessia dos Fortes largaram, no último domingo, dia 03 de Abril, disputada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Entre os homens, vitória para Samuel de Bona. Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com Ana Marcela Cunha. As duas provas foram emocionantes e decididas na última braçada.  

 Entre as mulheres da elite a disputa antes da prova estava concentrada entre as duas melhores atletas de Maratonas Aquáticas do Brasil. Ana Marcela Cunha com a toca de número 1 e Poliana Okimoto com a toca de número 16. As duas estavam acompanhadas por outras 17 atletas da elite, que tinham prioridade de sair num pelotão a frente, assim como numa prova de corrida ou maratona de rua. Já as outras centenas de mulheres, estavam de toquinha rosa, poucos metros atrás.

 Um tiro de canhão deu a largada na prova feminina exatamente as 9h40 da manhã. A temperatura da água marcava 18º. A temperatura ambiente era de 25º. As duas favoritas conseguiram largar bem e já lideravam a prova após os primeiros 250 metros de disputa, trecho considerado o mais difícil do percuso pelo elevado número de atletas inscritos. E as duas nadadoras continuaram assim por boa parte dos 3 mil e 500 metros de disputa.

Com menos de 200 metros para o final da 9ª edição da Travessia dos Fortes, não havia nenhuma diferença entre as duas e foi assim até a linha de chegada. No final, por uma braçada, a baiana Ana Marcela Cunha venceu com o tempo de 37 minutos e 35 segundos depois de uma chegada memorável.

Depois da prova, Ana Marcela agradeceu aos patrocinadores e comemorou por ter vencido a competição pela segunda vez (havia vencido em 2006) e conseguido derrotar a principal rival e Poliana Okimoto. “Viemos juntas liderando o primeiro pelotão. As condições do mar também ajudaram muito. Agora o treinamento continua para a Primeira Etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática. E ainda a Seletiva Olímpica que acontece em Xangai. Meu objetivo é de ficar entre as dez colocadas", declarou a campeã.

Assim que terminou a prova feminina, 1411 nadadores homens já estavam prontos para enfrentar o percurso. A exemplo das mulheres, os 40 atletas da elite masculina tinham prioridade de sair na frente. A temperatura da água marcava 17º e a temperatura ambiente estava em 26º.

Alan do Carmo, o atleta número 1 entre os homens, saiu na frente, com a toca número 53, mas logo foi alcançado por um grupo de outros 14 nadadores da elite. A diferença era mínima entre eles.

 Pouco depois da metade da prova, cinco atletas brigavam braçada a braçada pela vitória. Além de Alan do Carmo, que liderava a prova, os baianos Vitor Simões e Luis Rogério Arapiraca, continuavam disputando a ponta com ele. Samuel de Bona corria por fora, ao lado de Vitor Colonese, que também participava da briga.

Nos últimos metros, Alan do Carmo, Samuel de Bona e Luis Rogério Arapiraca lutavam, a exemplo da prova feminina, braçada a braçada pela vitória. Os três entraram colados na reta final e tocaram praticamene juntos para definir os vencedores. A vitória só foi decidida no Foto Finish.

Samuel de Bona ficou com o título pela primeira vez na Travessia dos Fortes, depois de encostar na bóia da chegada em primeiro lugar. Ele completou o percurso em 35 minutos e 58 segundos. A segunda colocação ficou com Alan do Carmo e Luis Rogério Arapiraca que tocaram dois segundos atrás. A direção de prova, depois de analisar o toque por mais de 30 minutos, decidiu que os dois haviam empatados na segunda colocação. 

“A prova foi decidida no detalhe. Tive que dar uma braçada a mais para chegar na frente. A disputa acabou sendo na batida de mão. Apenas no final consegui me posicionar bem para ficar entre os primeiros”, afirmou Samuel de Bona, ao receber a premiação de R$ 10 mil.

 A Travessia dos Fortes 2011 reuniu 2.000 atletas nas águas de Copacabana em um percurso de 3.500 metros a nado entre os Fortes de Copacabana (Posto 6 - largada) e do Leme (Posto 1 - chegada). A organização da prova distribuiu R$ 50 mil em prêmios.

Masculino:

1º  lugar – Samuel de Bona: 35mim 58seg
2º  lugar – Alan do Carmo e Luiz Rogério Arapiraca: 36min

Feminino

1º  lugar – Ana Marcela Cunha: 37min 35seg
2º  lugar – Poliana Okimoto: 37min 36seg
3º  lugar – Betina Lorscheitter: 39min 31seg

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook