Ana Marcela ganha bronze. Allan e Kanieski na luta por vaga olímpica

O nadador Allan do Carmo foi o melhor brasileiro no masculino e garantiu a chance de disputar a Travessia de Setubal/Portugal, em junho, que será a última chance para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres / Foto: Esporte AlternativoRio de Janeiro - A 6ª Maratona Internacional de Santos-Unisanta/Travessia Renata Agondi abriu, no domingo, dia 29 de Janeiro, na praia da Aparecida, o Circuito de 10 km da Copa do Mundo FINA 2012, com medalha de bronze para Ana Marcela Cunha.

 Allan do Carmo (22º) e Lucas Kanieski (24º) foram os brasileiros mais bem colocados na prova, logo, classificados para disputar a Travessia de Setubal/Portugal, em junho, que será a última chance para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

No pódio feminino ficaram a italiana Martina Grimaldi e a alemã Ângela Maurer, adversárias conhecidas das atletas brasileiras. No Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado, Ângela disputou a medalha de ouro na prova de 25 quilômetros com a brasileira Ana Marcela Cunha, que acabou levando a melhor.

"Valeu demais o resultado. A prova foi difícil, com campeãs mundiais e várias atletas já classificadas para os Jogos de Londres. Na última bóia fiz a curva mais aberta e isso me prejudicou um pouco, mas gostei muito do resultado", disse Ana ao final do percurso.

No masculino o grego Spyridon Giannottios foi o vencedor, seguido pelo italiano Nicola Bolzonello e pelo canadense Richard Weinberg. Após uma chegada apertada em que foi preciso recorrer às filmagens para verificar a colocação correta de todos os atletas, os brasileiros Allan do Carmo e Lucas Kanieski foram confirmados como os primeiros do país a deixar a água, respectivamente em 22° e 24° lugar, e serão inscritos pela CBDA para participação na Travessia de Setubal, em Portugal, no mês de junho. As inscrições vão até o próximo dia 31/01 e a FINA ainda pode limitar a participação a um atleta por país.

O Brasil será representado em Londres na prova feminina por Poliana Okimoto, sexta colocada no Mundial de Xangai, na prova de 10 quilômetros. Ana Marcela, 11ª na mesma prova, está como a primeira reserva para a Olimpíada.

Em Santos, participaram muitos astros e estrelas das maratonas aquáticas. Doze atletas já classificados para os Jogos Olímpicos de Londres entre campeões e medalhistas mundiais e pan-americanos.

A próxima parada da Copa do Mundo FINA será na Argentina, na cidade de Viedma, no dia 4 de fevereiro. A Maratona Aquática Internacional de Santos foi realizada com recursos dos Correios, Bradesco/Leis de Incentivos Fiscais, Speedo e apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2012

Santos - Brasil - 29 de janeiro
Viedma - Argentina - 4 de fevereiro
Eilat - Israel - 1º de abril
Cancún - México - 21 de abril
Lac St. Jean - Canadá - 26 de julho
Long Megantic - Canadá - 11 de agosto
Hong Kong - 7 de outubro
Shantou - China - 14 de outubro

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook