Ana Marcela pode ser a rainha do ano nas águas abertas

Ana Marcela vai em busca do título / Foto: Satiro Sodré / CBDARio de Janeiro/RJ – Ana Marcela Cunha está nos Emirados Árabes para o desafio final do Circuito FINA da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. Neste sábado, 23/10, ela disputa com a alemã Ângela Maurer o título da competição que passou por sete cidades e três continentes.

 

A prova final acontecerá na praia do Emirado de Fujairah, a partir das 10 horas (quatro horas da manhã em Brasília) com término previsto para às 12 horas local ou seis da manhã no Brasil.

Na combinação de resultados, Ana está com 106 pontos, dez na frente de Ângela (96). Na prova decisiva todos os pontos dobram, desta forma, uma vitória em Fujairah valerá 40 pontos. Caso a atleta alemã ganhe, na prática Marcela precisa chegar até o terceiro lugar para ser a campeã do Circuito de 2010.

Allan do Carmo está na briga para mais uma vez ficar entre os três primeiros do ranking. Ele é o terceiro com 60 pontos, atrás do sul-africano Chad Ho (112) e do americano Francis Crippen (94). Em 2009, Allan foi o vice-campeão do Circuito.

Ana Marcela, de 18 anos, atleta da Universidade Santa Cecília, de Santos/SP, está em um ano de conquistas. Em julho, no Canadá, ganhou a medalha de bronze na prova de cinco quilômetros do Campeonato Mundial da modalidade e começou bem as etapas do circuito da Federação Internacional. No entanto, ela parece ter sentido o cansaço nas etapas realizadas na Ásia – Shantou/CHI e Hong Kong (Ver resultados no final) e a alemã Ângela encostou na pontuação.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Brasil aparece entre os melhores das maratonas aquáticas na Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação. Em 2009, Poliana Okimoto foi a vencedora após uma jornada de nove vitórias em 11 etapas. Ana foi terceira colocada geral do Circuito de 2008, ano em que foi a quinta dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

A veterana Ângela, de 35 anos, tem um histórico respeitável e já se tornou um nome lendário na modalidade. Em 2009, ela foi ouro no Mundial de Roma, campeã do Circuito Mundial de 2008 e só não subiu no pódio olímpico porque perdeu na batida de mão para Cassandra Patten.


Os atletas participam da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas com recursos dos Correios, Bradesco, Lei Agnelo/Piva, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo.

Ranking da Copa do Mundo 2010

Masculino
1 Chad Ho – RSA (112)
2 Francis Crippen – EUA (94)               
3 Allan do Carmo (60)
 
Feminino
1 Ana Marcela Cunha- BRA (106)
2 Ângela Maurer – ALE (96)
3 Eva Fabian – EUA (74)

Etapas Realizadas
31Jan- Santos, Brasil (Ouro – Ana Marcela / Bronze - Allan do Carmo)
06Fev- Viedma, Argentina (4ª Ana Marcela / 5º Allan do Carmo)
26Jun - Setubal, Portugal (Prata – Ana Marcela / 14º Allan do Carmo)
25Jul -  Lac St.Jean, Canadá (Bronze – Ana Marcela / 6º Allan do Carmo)
25Ago – Shantou, China (9° Ana Marcela / 13° Allan do Carmo)
03Set – Hong Kong (4ª Ana Marcela / 7ª Allan do Carmo)
09Out – Cancún, México (Ouro – Ana Marcela / 5º Allan do Carmo)
 
Etapas Restantes
23Out – Sharjah, Emirados Árabes

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook