Brasileiros brigam pelo topo do ranking mundial

Foto: Satiro SodréRio de Janeiro/RJ – Faltam apenas duas etapas para o final do circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas e a briga pelo topo do ranking mundial esquenta entre Brasil e Alemanha. Na penúltima etapa, que acontece neste sábado, 9/10, em Cancún, Ana Marcela Cunha, com 86 pontos após seis etapas realizadas, entra como líder da disputa, mas seguida de muito perto pela alemã Ângela Maurer, com 80 pontos.

 

Ana Marcela, de 18 anos, que este ano faturou também uma medalha de bronze na prova de cinco quilômetros do Campeonato Mundial da modalidade, em julho, no Canadá, começou bem as etapas do circuito da Federação Internacional. No entanto, ela parece ter sentido o cansaço nas etapas realizadas na Ásia – Shantou/CHI e Hong Kong (Ver resultados no final) e a alemã Angela encostou na pontuação.

Ana foi terceira colocada geral do Circuito de 2008, ano em que foi a quinta dos Jogos Olímpicos de Pequim. Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

A veterana Ângela, de 35 anos, tem um histórico respeitável e já se tornou um nome lendário na modalidade. Em 2009, ela foi ouro no último Mundial de Roma, campeã do Circuito Mundial de 2008 e só não subiu no pódio olímpico porque perdeu na batida de mão para Cassandra Patten.

A prova feminina também tem outras concorrentes de peso. A americana Eva Fabian tem 74 pontos e não está longe das líderes. Mesmo caso da holandesa Linsy Hesiter, que já soma 68.

No masculino, Allan do Carmo também luta para se manter entre os três primeiros. Em 2009 ele foi vice-campeão geral do circuito e este ano, até o momento, ele soma 50 pontos e está em terceiro. Atrás apenas do sul-africano Chad Ho (100) e do americano Francis Crippen (74). Muito próximos de Allan estão o azerbaijano Segy Fesenko (48) e o campeão do circuito de 2009, o alemão Thomas Lurz (40).

O regulamento da Federação Internacional de Natação prevê prêmios em dinheiro que variam de 2.500 dólares para o primeiro lugar até 400 dólares para o oitavo colocado em cada etapa. Após a última etapa, os seis primeiros do ranking geral, tanto no masculino quanto no feminino, ganham prêmios que vão de 20 mil dólares para o primeiro lugar até 2 mil dólares para o sexto.

Este é o segundo ano consecutivo que uma brasileira luta pela liderança do ranking mundial. Em 2009, Poliana Okimoto foi a vencedora após uma jornada de nove vitórias em 11 etapas.

Etapas Realizadas

31Jan- Santos, Brasil (Ouro – Ana Marcela / Bronze - Allan do Carmo)
06Fev- Viedma, Argentina (4ª Ana Marcela / 5º Allan do Carmo)
26Jun - Setubal, Portugal (Prata – Ana Marcela / 14º Allan do Carmo)
25Jul -  Lac St.Jean, Canadá (Bronze – Ana Marcela / 6º Allan do Carmo)
25Ago – Shantou, China (9° Ana Marcela / 13° Allan do Carmo)
03Set – Hong Kong (4ª Ana Marcela / 7ª Allan do Carmo)

Etapas Restantes

09Out – Cancún, México
23Out – Sharjah, Emirados Árabe

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook