Medalhista Olímpico busca título inédito na Travessia dos Fortes

Medalha de bronze nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, no revezamento 4x200m livre, Marcus Mattioli, 51 anos, participará pela segunda vez da Travessia dos Fortes / Foto: AgifRio de Janeiro - Medalha de bronze nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, no revezamento 4x200m livre, Marcus Mattioli, 51 anos, participará pela segunda vez da Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro. Mas em 2011, ele busca um título inédito. O atleta disputará a prova na categoria Elite, junto com favoritos como os baianos Luiz Rogério Arapiraca e Allan do Carmo, e o gaúcho Samuel de Bona.

A Travessia dos Fortes 2011, maior maratona aquática da América Latina, acontece no dia 3 de abril, na Praia de Copacabana. São 3.500m a nado entre os fortes de Copacabana e Leme. Segundo Mattioli, que treina oito vezes por semana no Minas Tênis Clube, a prova exige muito preparo físico e é repleta de desafios. Em 2007, ele ganhou a Travessia na classe Faixa Etária, acima dos 45 anos. 

“Os maiores desafios são a temperatura da água, o número de participantes e, claro, o nível dos concorrentes. Por ser uma competição de média distância, se deve manter um ritmo intenso até o final da prova. São quase 40 minutos de um aeróbico fortíssimo”, declara ele, entusiasmado.

Um pouco mais sobre o atleta - Depois de uma aposentadoria de 25 anos, o mineiro retornou às maratonas aquáticas em 2006. De lá para cá, ele bateu 38 recordes mundiais na categoria master. Mattioli participou de quatro travessias de 3000 m e ganhou todas.

Em 2008, o atleta chegou a ser eleito o melhor nadador máster do mundo. Ele também coleciona os títulos de campeão do Mundial de Másters da Suécia, da Travessia da Represa João Penido, em Minas Gerais - ambas em 2010 - e ainda da Travessia da Baía de Todos os Santos, na Bahia, em 2009.

Clube Náutico - O Clube Grêmio Náutico Gaúcho também já confirmou presença na competição. O clube de Porto Alegre será representado pelos atletas Francismar Siviero, Júlio Leal Marques, Majane Silveira e José Simões. Os atletas máster estão treinando sob a supervisão dos técnicos Fábio Minghelli e Raul Fioravanti.

SERVIÇO:
Inscrições:
encerradas
Largada: dia 3 de abril, a partir das 9h30m, Forte de Copacabana, Posto 6. Chegada no Forte do Leme, Posto 1.
www.travessiadosfortes.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook