Mesmo com água quente, Poliana é prata em Guadalajara

Repetindo o resultado de quatro anos atrás, Poliana Okimoto conquistou a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nas maratonas aquáticas de 10km / Foto: AGIF/ Satiro SodréPuerto Vallarta - Repetindo o resultado de quatro anos atrás, Poliana Okimoto conquistou a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nas maratonas aquáticas de 10km, disputada em Puerto Vallarta, a 40 minutos de avião da cidade-sede do Pan.

A vencedora no feminino foi Cecília Biagioli, com muita vantagem sobre as outras, a exemplo do que fizera na Maratona Internacional de Santos/SP, em abril deste ano, em que Poliana também chegou em segundo lugar. Cecília foi quinta colocada na maratona de 10km do Mundial de Xangai, em julho, e Poliana, a 7ª. Assim, ambas conquistaram a vaga olímpica. A terceira colocada em Guadalajara foi a americana Christine Jennings, seguida pela compatriota Eva Fabian.

"Foi uma prova muito dura, muito quente. Na água e aqui fora também. Acho que foi a água mais quente que já enfrentei na vida. Infelizmente não vi a Cecília desgarrando do grupo, não consegui nem visualizar onde ela estava. Mas estou feliz com a prata, pois mostra que em quatro anos continuei num bom nível de natação", afirmou Poliana.

Já Ana Marcela, campeã mundial dos 25 quilômetros, que chegou a ser anunciada erradamente como segunda colocada, se contentou com o resultado.

"A água estava quente, mas a dificuldade foi para todas. A maior dificuldade foi mesmo as adversárias, que estavam bem preparadas assim como eu. Fiquei em quinta, melhor do que no Pan passado. É lógico que esperava por uma medalha, mas estou contente com o desempenho, também", disse Ana Marcela.

No masculino, vitória do canadense Richard Weinberg, seguido pelo norte-americano Arthur Frayle. O bronze foi para o argentino Guillermo Bertola. Allan estava muito extenuado ao fim da prova.

"Tá tudo muito quente. Aqui fora e principalmente na água. Senti muito e não consegui acompanhar", disse Allan, que além dos medalhistas, ficou atrás de Ivan Enderica, do Equador (4º), Ivan Lopez, do México (5º), e Erwin Maldonado, da Venezuela (6º).

Esta é a segunda vez que as maratonas aquáticas participam do programa dos Jogos Pan-Americanos. Na primeira, no Rio/2007, o Brasil conquistou duas medalhas: prata com Poliana Okimoto, no feminino; e bronze com Allan do Carmo, no masculino. Na ocasião, os Estados Unidos dominaram a prova com os ouros de Chloe Sutton e Francis Crippen, este falecido no fim do ano passado.

Ana Marcela em 2010 e Poliana em 2009 conquistaram o título da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, circuito internacional da FINA disputado em várias etapas de 10 quilômetros por todo o mundo. Já na estreia da modalidade em Olimpíadas, Ana e Poliana terminaram em 5º e 7º lugar, respectivamente.

Resultados oficiais - 10km - 22/10/2011

Feminino (duas das 16 nadadoras não completaram a prova)
1 - Cecília Biagioli - Argentina - 2h04min11s6
2 - Poliana Okimoto - Brasil - 2h05min51s4
3 - Christine Jennings - EUA - 2h05min52s2
5 - Ana Marcela - Brasil - 2h05min55s2

Masculino (todos os 17 atletas completaram a prova)
1 - Richard Weinberg - Canadá - 1h57min31s0
2 - Arthur Frayler - EUA - 1h57min31s3
3 - Guillermo Bertola - Argentina - 1h57min33s9
7 - Allan do Carmo - Brasil - 1h58min37s3
12 - Samuel de Bona - Brasil - 2h08min28s5

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook