Peixe de água doce

Poliana Okimoto treina para sua primeira maratona aquática num rio/ Foto: Divulgação

Londres- A rotina solitária de treinos de Poliana Okimoto é apenas um dos obstáculos que a paulista de 29 anos precisa enfrentar diariamente para se manter entre as melhores atletas da maratona aquática, após conquistar a prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e ter vencido a Copa do Mundo em 2009. Nos Jogos Londres 2012, em sua segunda participação olímpica, a nadadora disputa a prova pela primeira vez num rio, o Serpentine, que fica no Hyde Park, o parque inglês que é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Além disso, também vai precisar se adaptar à nova rotina de treinos devido ao horário de prova diferente do que está acostumada.
 
“Sempre treino sozinha no Rio de Janeiro. Tendo o Ricardo Cintra (técnico e marido) do meu lado, já está ótimo. A rotina de treinos só mudou um pouco em Londres por conta do horário da prova, que vai ser ao meio dia, mas os treinos continuam duplos. Estou tentando descansar para entrar no fuso o mais rápido possível”, conta a atleta, que acompanha quase diariamente as condições da água do Serpentine, que está em constante mudança. “A temperatura baixa me preocupa um pouco. Se continuar 20 graus está ótimo. Vamos torcer para o tempo continuar firme e estar pelo menos 20 graus no dia da prova, porque na semana passada chegou a 15”, explica a atleta.
 
Apesar da temperatura da água, Ricardo Cintra acredita que a água doce pode ser um aliado de Poliana, que começou a carreira nas piscinas. Mas a atleta também poderá, de acordo com o técnico, se deparar com obstáculos ‘naturais’, como os patos que habitam o Serpentine.
 
“Se a Poliana estivesse disputando a prova no mar, com muita marola, ela iria sentir demais por conta das braçadas dela, que são de piscina. Isso é uma coisa que não vamos encontrar por aqui, o que é muito bom. Teremos alguns obstáculos naturais como os patos, que parece que não podem ser retirados. Mas a gente não pode correr o risco de chegar na hora da prova, o pato entrar na frente e atrapalhar algum resultado. Então acho que eles vão dar um jeito de retirar os patos”, explica o técnico.
 
Poliana disputa a prova da Maratona Aquática no dia 9 de agosto.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook