Quênia deixa recordista mundial fora da maratona olímpica
São Paulo - Conhecidamente uma das maiores potências na maratona, o Quênia anunciou nesta quarta-feira os atletas que representarão o País em Londres, nos Jogos Olímpicos. O que chamou mais a atenção na lista, no entanto, foi quem os quenianos decidiram não levar: Patrick Makau, atual recordista mundial da maratona entre os homens.
Estarão no lugar de Makau nas Olimpíadas Abel Kirui, bicampeão mundial na prova; Wilson Kiplagat, que brilhou ao vencer a maratona em Londres no último final de semana e Moses Mosop, primeiro lugar na prova de Chicago, no ano passado.
O Quênia defenderá sua continuidade como campeão na maratona olímpica masculina, já que venceu em Pequim, em 2008, com Samuel Wanjiru.
Já na prova feminina, o Comitê responsável pela seleção optou por levar as três mulheres que subiram ao pódio no último final de semana, na Maratona de Londres. Mary Keitany, Edna Kiplagat e Priscah Jeptoo foram respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares na prova. Jeptoo já se destacou inclusive aqui no Brasil, quando venceu a última edição da tradicional Corrida de São Silvestre.