Brasileiros da natação se aposentam

A última prova de Monique foi o revezamento 4x100m medley do Flamengo junto com Naira Saturno, Joanna Maranhão e Carolina Athayde / Foto: Satiro Sodré / CBDARio de Janeiro - O último dia de provas do Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães foi também o último dia da carreira de Monique Ferreira e Eduardo Fischer nas piscinas. Eduardo foi a duas Olimpíadas – Sydney e Atenas – e ganhou a medalha de bronze dos 50m peito no Mundial em Piscina Curta de Moscou, em 2002.

A nadadora do Flamengo foi finalista nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, na prova de 4x200m livre, junto com Mariana Brochado, Paula Baracho e Joanna Maranhão. O tempo do quarteto, 8m05m29, ainda é o recorde brasileiro e sul-americano da prova e Monique ainda é a dona do recorde nacional e continental dos 200m livre em piscina longa, 1m59s78, feitos em 2009.

Monique recebeu o carinho de todos no Parque Aquático. Foi abraçada tanto pelas companheiras de seleção como Tatiana Lemos, Fabíola Molina, Flávia Delaroli, Michele Lenhardt e Joanna Maranhão, como por jovens atletas. Muito emocionada, agradeceu os anos no esporte.

"Se eu fosse resumir em poucas palavras o que significa a natação para mim diria que ela é a minha vida. Comecei a nadar com três anos, então são 25 anos de natação. Minha maior alegria era estar na seleção e represento o Brasil desde 1998, quando fui ao meu primeiro Mundial, na Austrália",  disse.

A última prova de Monique foi o revezamento 4x100m medley do Flamengo junto com Naira Saturno, Joanna Maranhão e Carolina Athayde. Elas marcaram 4m24s29 e terminaram com a quarta colocação.

"Nadei forte porque queria guardar na memória a sensação de competir pela última vez. Estou com uma sensação boa porque fui muito feliz fazendo isso, mas também estou triste porque acabou. Chegou a hora de encaminhar minha vida por outros rumos. Me formei em direito e vou começar minha pós-graduação em gestão de marketing esportivo porque quero sempre continuar trabalhando com esporte", contou.