Cielo inicia ano de Olimpíadas com treinamentos na altitude mexicana

O campeão olímpico Cesar Cielo continua a sequência de treinamentos para Londres 2012 / Foto: CBDA / DivulgaçãoSão Paulo - O campeão olímpico Cesar Cielo continua a sequência de treinamentos para Londres 2012. Cielo e seus companheiros do Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (PRO 16) seguiram na quarta-feira, dia 19 de Janeiro, para o Centro de Treinamento de La Loma, mesmo local em que os nadadores do Brasil fizeram a aclimatação para os Jogos Pan-Americanos. O local escolhido fica na altitude de San Luis Potosi, no México.

  "Escolhemos o local por conhecermos a estrutura, as condições que o centro de treinamento ofereceu antes do Pan. Temos confiança no que vamos encontrar em termos de equipamentos, tanto na piscina, coberta, quanto na parte de musculação. O local, como um todo, atendeu bem às nossas necessidades. É importante nos sentirmos bem", afirmou Cielo, que embarcou para o México na madrugada desta quarta-feira (18/1).

Cielo viajou acompanhado dos integrantes da comissão técnica do PRO 16, o técnico Alberto Silva, o Albertinho, também da seleção brasileira, o preparador físico Rafael Rocamora, o fisiologista Nathan Alves Ferreira Cunha e o médico Gustavo Magliocca. Além de Cielo, que tem índice olímpico para os 50 m livre e os 100 m livre, seguiram no grupo de nadadores seus companheiros de seleção brasileira Thiago Pereira e Leonardo de Deus e os demais integrantes do PRO 16 - Henrique Barbosa, Nicholas dos Santos, Tales Cerdeira e Vinícius Waked.

"A programação incluía um camping de treinamento nesta época do ano. Como todos gostaram da estrutura encontrada em La Loma quando fizemos a aclimatação para os Jogos Pan-Americanos e como lá temos condições de fazer um trabalho tanto para velocidade quanto para meio fundo, foi o local escolhido para esse treinamento", explicou Albertinho. "Não pesou o fato de ser na altitude, mas isso acaba ajudando ainda mais, é um desafio extra. O camping é importante para que a cabeça do grupo fique apenas no treinamento", completou Albertinho, que quer concentração total na preparação.

Os lanterninhas - Cielo observa que esta é uma fase que exige foco mesmo, de treinos muito pesados, em que os velocistas, como ele e Nicholas dos Santos, ainda não estão rápidos. "Já sei que eu e o Nicholas seremos os lanterninhas nos treinos. É assim nesta fase do ano", disse Cielo, que fechou 2011 como o mais rápido do mundo nos 50 m livre (21s52, do Mundial de Xangai) e o segundo mais veloz nos 100 m livre (47s84, do Pan de Guadalajara).

"Faremos um bloco de resistência. O cansaço deve chegar no pico da temporada. Em termos de quantidade, de tempo dentro da água, acho que será o maior período do ano", prosseguiu Cielo, observando que serão dez sessões de treino por semana na água, "rodando entre 8 mil e 10 mil m todos os dias, mais três de musculação." 

O fato de seguir com os companheiros ajuda a suportar a fase de treinos puxados, observou Cielo. "Não só na motivação do dia a dia, mas também pelo fato de estarmos num local isolado", afirmou.

Calendário - O Grand Prix de Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos, de 10 a 12 de fevereiro, está na sequência dos treinamentos no México. "Será mais um desafio mental e pessoal do que propriamente uma competição contra adversários", acentuou Cielo, que deverá cruzar com Nathan Adrian no GP de Missouri. "Vamos sair da altitude bem estafados, fatigados mesmo, e encontrar rivais que podem estar em blocos diferentes de treinamentos."

Na sequência da preparação estão o Campeonato Sul-Americano, em Belém, Pará, em março, e o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, de 24 a 29 de abril. Depois, em junho, as etapas do Mare Nostrum de Canet (FRA), dias 6 e 7, e de Barcelona (ESP), nos dias 9 e 10. Nos Jogos de Londres, as competições de natação serão de 28 de julho a 5 de agosto. Na Olimpíada, a prova dos 100 m livre terá eliminatórias e semifinais no dia 31/7, com final no dia 1º/8. Para os 50 m livres, eliminatórias e semifinais no dia 2/8, com a decisão de medalha em 3/8.