Expoente da nova geração da natação, Leonardo de Deus está pronto para Londres 2012

Leonardo de Deus diz que está no seu “momento destemido” para enfrentar as feras nos Jogos de Londres 2012/ Foto: Divulgação

Londres- Quando Cesar Cielo subiu ao pódio para colocar no peito a medalha de ouro após vencer os 50m livre nos Jogos de Pequim 2008, Leonardo de Deus era um garoto de 17 anos que, assim como qualquer torcedor brasileiro, vibrou ao assistir à prova pela televisão. Quatro anos depois, ele tem a chance de disputar sua primeira edição de Jogos Olímpicos pela equipe brasileira ao lado de ninguém menos que o próprio campeão. Na coletiva de imprensa realizada manhã desta sexta-feira, dia 20 de julho, no Crystal Palace, o atleta falou desta relação com o ídolo e companheiro.
 
“Trata-se de uma oportunidade única na minha vida. O Cielo ganhou o ouro em Pequim aos 21 anos, a mesma idade que tenho no momento. Hoje, ele é mais um companheiro, que dá apoio e corrige meus erros do que aquele ídolo que vi pela televisão quatro anos atrás”, conta Leo, acrescentando com boa dose de humor que não é muito fácil ser o caçula da equipe: “Tomo alguns tapas na cabeça. Mas aí eu retruco dizendo que eles estão velhos”, brinca a revelação da natação brasileira.
 
Leonardo de Deus diz que está no seu “momento destemido” para enfrentar as feras nos Jogos de Londres 2012. Ele assegura que está preparado para aguentar a pressão e disputar braçada a braçada a prova em que é especialista: os 200m borboleta. “Sempre digo que é muito mais difícil treinar do que nadar os 200m borboleta. Meu foco principal está nesta prova. Com relação aos 200m costas, fiz um bom tempo no Campeonato Brasileiro e espero nadar sem pressão”, revela o nadador, que diz ter aprendido a lição nos Jogos Pan-americanos de 2011, disputados ano passado, em Guadalajara, quando nadou com uma touca irregular e quase perdeu a medalha de ouro conquistada na prova dos 200m borboleta. “Estou mais maduro e experiente agora”, completou.
 
Já Henrique Rodrigues, também com apenas 21 anos, tem na prova dos 200m medley sua grande especialidade. Após os treinamentos realizados na altitude (México), ele garante que chega aos Jogos de Londres 2012 no melhor de sua forma física e psicológica. Durante a coletiva de imprensa no Crystal Palace, ele fez questão elogiar a estrutura montada pelo COB para o treinamento da equipe brasileira de natação.
 
“Não temos do que reclamar aqui em Crystal Palace. As piscinas, a comida e as acomodações são muito boas. Ideais para propiciar um bom rendimento aos atletas durante os Jogos Olímpicos”, elogiou Henrique Rodrigues.
 
Para Marcelo Chierighini, outro nadador brasileiro de 21 anos, o treinamento que tem realizado em Auburn (EUA) com o australiano Brett Hawke, ex-técnico de Cesar Cielo, tem ajudado muito no crescimento profissional. “Ele me ensina e me desafia todos os dias. Disse para eu nadar o máximo na eliminatória, mas sem emoção. Na final, aí é hora de colocar a emoção”, diz Marcelo, que vai nadar a prova dos 4x100m livre.
 
“A equipe australiana é muito forte. Mas trata-se de uma prova sempre disputada, onde tudo pode acontecer. Quem tiver mais garra na piscina leva o ouro”, frisa Marcelo Chierighini.
 
Daniel Orzechowski, de 27 anos, vai nadar a prova dos 100m costas. O catarinense de Joinville está dedicando seus treinamentos no Crystal Palace a melhorar sua a volta na piscina após a batida dos primeiros 50m. “Tenho um bom tempo nos primeiros 50m do nado costas e estou intensificando a volta para melhor a marca também nos 50m finais”, ressaltou Daniel.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook