Thiago Pereira embarca confiante para Inglaterra

Thiago Pereira embarca para Londres visando medalha olímpica/ Foto: ZDL / Divulgação

São Paulo- Thiago Pereira embarcou neste domingo (15) para Londres (Inglaterra) para sua terceira Olimpíada. Confiante, o nadador do Corinthians quer provar que fez uma preparação especial e subir ao pódio nas provas de medley nos Jogos. A medalha olímpica é o único título que o atleta não tem na carreira e, por isso, muita coisa mudou depois de Pequim/2008. Thiago passou um período de três anos morando nos Estados Unidos, onde treinava com Davi Salo, head coach dos principais atletas da equipe norte-americana de natação. Nos últimos 11 meses, o atleta reforçou sua preparação treinando no Brasil com o grupo do Projeto Rumo ao Ouro 2016 (P.R.O 16), idealizado pelo campeão olímpico Cesar Cielo e comandado por Alberto Silva, da seleção brasileira.
 
"Dessa vez sinto que estou mais preparado. Antes treinava mais na água, agora dei mais atenção para a parte física, nutricional, fora fisioterapias e psicólogo. Diferente de 2008, onde eu não conseguia me focar e treinar adequadamente, fiz tudo o que tinha para trazer um bom resultado", diz o atleta patrocinado pela Arena e Correios.
 
A metodologia adotada pelo técnico Albertinho já tem mostrado resultados. "Fisicamente Thiago está mais magro e resistente. Tecnicamente, está nadando mais rápido, porém gastando menos energia, fazendo uma prova mais estratégica. Vale reparar o final de prova do maior campeão pan-americano", analisa o treinador.
 
Os tempos deste ano nos 200m medley confirmam a evolução. Em sua primeira competição em 2012, o GP do Missouri, em fevereiro, Thiago nadou os 200m medley em 1min59s91. No Sul-Americano em Belém, no mês de março, ganhou ouro com 1min58s49. No Maria Lenk, em abril, 1min57s11, atualmente o sétimo melhor tempo do mundo. No Troffeo Sette Colli, na Itália, em junho, último teste antes de Londres, 1min57s94, um pouco acima do esperado.
 
"Identificamos o que ele tinha de qualidade em seus resultados e vimos o que não estava bom. Notamos que a parte física era fraca e isso interfere da seguinte forma: não é só ganhar força, é preciso utilizá-la junto com a qualidade técnica, e com isso provoca-se um deslocamento maior do nadador. Além disso, ele tem uma capacidade anaeróbica muito boa, só que quando ele chegava acima do limite, o corpo pesava e ele ficava para trás. Nós acostumamos o corpo dele a trabalhar nesse limite, fazendo uma divisão de prova mais coerente e melhorando principalmente o final de prova", explica Albertinho Silva.
 
Cobrança- Thiago Pereira sabe que as cobranças são grandes, até porque, novamente, foi destaque nos Jogos Pan-Americanos um ano antes da Olimpíada. Em Guadalajara, no México, o nadador se transformou no maior campeão brasileiro na história dos Jogos, com 12 ouros (6 no Rio e 6 em Guadalajara), três pratas e três de bronzes, acumulando 18 medalhas em suas três participações na competição.
 
"A expectativa sempre vai ter, mas faz parte da vida de atleta. Me preparei da forma correta, estou mais tranquilo e mais confiante. Agora faço uma prova mais inteligente, sem tanta afobação. Antes olhava o meu adversário e já queria ultrapassá-lo e algumas vezes acabava queimando etapas e não conseguia um bom resultado. Essa nova estratégia pode fazer a diferença", comenta o atleta.
 
Sem medo dos rivais- Os principais adversários de Thiago ainda são os norte-americanos Michael Phelps, dono de 14 medalhas olímpicas, e Ryan Lochte, segundo melhor tempo do mundo nos 200m medley, e o húngaro Laszlo Cseh, prata em Pequim nos 200m e 400m medley. Mesmo entre os melhores do mundo, o atleta de Volta Redonda vai brigar pelo ouro e ressalta que perder para esse trio não é pouca coisa.
 
"Prefiro estar em uma prova com a presença deles do que ganhar sem que eles tenham participado. E se for olhar na história dos Jogos Olímpicos, não deve existir uma prova em que os finalistas fossem os mesmos em três edições seguidas, ou seja, somos uma geração forte. Não tenho como ter controle sobre eles, mas, da minha parte, sei que fiz o meu melhor e espero que o resultado apareça", afirma o atleta, que irá disputar as provas de 200m e 400m medley, mais o revezamento 4x100m medley.
 
O talento de Thiago- Uma medalha olímpica seria a "cereja do bolo" na lista enorme de títulos na carreira do nadador. Entre os principais feitos, estão os 12 ouros do Pan e a quebra do recorde mundial nos 200m medley (01min53s14), na Copa do Mundo de Piscina Curta, em 2007, torneio em que também conquistou o título de Rei da Copa do Mundo após acumular 22 medalhas durantes todas as etapas da competição, sendo 19 de ouro e 3 de prata. Além disso, atualmente, são nove recordes ainda não batidos: 
 
Em piscinas de 50 metros: 
200 m medley (RS e RB) - 1min55s55
400 m medley (RS e RB) - 4min08s86
200 m costas (RB) - 1min57s19
200 m livre (RS e RB) - 1min46s57
4x200 m livre (RS e RB) - 7min09s71 
 
Em piscinas de 25 metros: 
100 m medley (RS e RB) - 52s35
200 m medley (RS e RB) - 1min52s72
400 m medley (RS e RB) - 4min00s63
4m200 m livre (RS e RB) - 7min06s09
 
RB = Recorde Brasileiro; RS = Recorde Sul-Americano
 
Polimento em Londres- Antes de se instalar na Vila Olímpica, Thiago Pereira irá finalizar o treinamento com a delegação brasileira no Crystal Palace, um complexo esportivo de alto nível, alugado pelo COB. A seleção brasileira de natação embarca para Londres no vôo JJ 8084, saindo do aeroporto de Guarulhos domingo às 23h55, com chegada prevista no aeroporto Heathrow às 15h de segunda-feira (16/07). Na quarta-feira (18), acontecerá no Crystal Palace o primeiro treino aberto para a imprensa e entrevista coletiva com Thiago Pereira, Cesar Cielo Filho, Bruno Fratus, Felipe França e os técnicos Arilson Silva e Alberto Silva, organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
 
Confira o Perfil de Thiago:
 
Data de Nascimento:26/01/186
Local: Volta Redonda (RJ)
Altura: 1m85
Peso: 84kg
Onde mora: São Paulo (SP)
Clube: S.C. Corinthians Paulista
Patrocínios: Arena e Correios
Especialidade: Medley
 
Saiba mais sobre Thiago Pereira - O site do nadador do Corinthians está cheio de fotos, vídeos, notícias, melhores marcas, perfil e até os tweets do atleta patrocinado pela Arena e pelos Correios podem ser acessados rapidamente em um só click. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook