Rio vai sediar etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno em 2013

Federação Internacional decide incluir a cidade novamente no calendário / Foto: Divulgação CBPMFederação Internacional decide incluir a cidade novamente no calendário / Foto: Divulgação CBPM

Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro entrou de vez na rota do pentatlo moderno internacional. A Federação Internacional da modalidade divulgou que a cidade foi escolhida para sediar a 2ª etapa da competição em 2013. A decisão foi tomada pela entidade devido ao sucesso da realização da segunda qualificação da competição neste ano, em março, na capital fluminense. Com a notícia, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) inicia o próximo ciclo olímpico, que chega ao seu auge nos Jogos Rio 2016.
 
A competição vai acontecer de 20 a 24 de março no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. No local, a Confederação Brasileira (CBPM) mantém a edição carioca do PentaJovem, projeto que existe há mais de três anos para a formação de novos atletas na modalidade.
 
O presidente da CBPM, Helio Meirelles, conta que as negociações para que o Brasil permanecesse como organizador de uma etapa da Copa do Mundo em 2013 começaram ainda na edição carioca do torneio deste ano.
 
“Os dirigentes da UIPM ficaram mais uma vez impressionados com a qualidade da prova organizada pelos quadros técnicos e administrativos da CBPM. Só que desta vez o desafio foi maior, pois nós encaramos um recorde de participação de atletas estrangeiros, considerando-se as competições classificatórias para Londres”, destaca Helio.
 
Ao conquistar o direito de sediar uma das etapas da Copa do Mundo em 2013, o Rio de Janeiro confirma presença na estreia do novo formato da competição. A partir do ano que vem, além das disputas individuais feminina e masculina, o torneio também contará com o revezamento misto.
O evento já faz parte de várias outras competições da modalidade, como os mundiais sênior e júnior. Nele, atletas de diferentes gêneros formam equipes para enfrentar a esgrima, a natação, o hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.
 
Com a inclusão do revezamento misto na Copa do Mundo, a UIPM quer acelerar as ações para que ele também seja incluído nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A decisão iria aumentar em 50% o número de medalhas disputadas no Pentatlo Moderno nos jogos.
 
“A CBPM saiu na frente e foi o primeiro comitê organizador de copas do Mundo do calendário de 2013 a confirmar a realização da prova de relay, somando-se ao esforço da UIPM para sensibilizar o COI, responsável pela decisão final sobre o pleito em Congresso de 2013”, enfatiza Helio, apontando a capacidade da CBPM no gerenciamento de provas de revezamento. “Em 2010, por ocasião do Campeonato Pan-Americano, em Deodoro, oferecemos aos atletas a possibilidade de participar em um mesmo dia de três opções de relay: misto, masculino e feminino. Um feito inusitado no cenário internacional”, recorda-se Helio.
 
A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno em 2013 começa com a primeira etapa em Palm Springs, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de fevereiro. Depois da edição carioca, realizará a terceira qualificação em Chengdu, na China, de 17 a 21 de abril. A quarta e última etapa acontecerá de 9 a 12 de maio, em Budapeste, na Hungria. A final do torneio será realizada em Moscou, na Rússia, nos dias 1º e 2 de junho.