Brasil fica em segundo no Sul-Americano de Remo

Apesar de ter saltado na frente dos demais países adversários e liderado o primeiro dia de competições, o Brasil perdeu no domingo, dia 28 de novembro, o campeonato sul-americano para o time da casa / Foto: DivulgaçãoChile - A equipe brasileira que disputou o Campeonato Sul Americano de Remo, na cidade de Concepción, no Chile, terminou a competição na segunda colocação. Apesar de ter saltado na frente dos demais países adversários e liderado o primeiro dia de competições, o Brasil perdeu no domingo, dia 28 de novembro, o campeonato sul-americano para o time da casa. A Argentina ficou em terceiro lugar. A Confederação Brasileira de Remo investiu forte para que o Brasil pudesse fazer uma boa participação na competição.

No sábado, dia 27, os brasileiros ganharam as provas de 4xHJR (four skiff homens juniores) com os atletas Thiago Braga, Felipe Soares, Felipe Castelli e Lucas Kreitlow e 2xFJR (double skiff feminino junior) com as atletas Gabriela Cardoso e Nayara Furtado.

Na prova do four skiff junior o Brasil partiu forte, seguindo as orientações do treinador Alexandre Rosas, abrindo nos primeiros 500 metros um barco e meio de vantagem para os demais adversários.  O treinador pediu isso aos atletas e explicou: - “Temos realmente que ter um início bem forte e chegar até os 1.300 metros na frente, pois quando faltar 500 metros para o final começa a entrar um vento contra e de lateral.” (a raia de Concepción só tem 1.800 metros). Esse é o objetivo de todos, e assim foi seguido pelos atletas. E quando começou a dificuldade foi só administrar a distância para chegarem à frente dos demais barcos, deixando para trás as guarnições da Argentina em segundo e do Chile em terceiro.

Como a estratégia já estava traçada por todos, na hora da prova do 2xFJR foi a mesma situação, sendo que o barco das atletas juniores do Brasil abriu mais distância das adversárias, com um ritmo forte de remada, quando chegou nos 500 metros finais tinha praticamente a prova ganha, e fechou os 1.800 metros com tranqüilidade deixando Argentina em segundo e Chile em terceiro lugares, respectivamente.

A última vitória do dia pelo Brasil não contava pontos para o Campeonato Sul Americano, porém era uma vitória  esperada para o atleta Aílson Eráclito da Silva. Nessa prova, os atletas do Uruguai e do Chile chegaram em segundo e terceiros lugares.

A prova mais emocionante do dia foi o 2xHJR (double skiff homens junior) em que os atletas Marciel Morais e Victor Bastos chegaram em segundo lugar perdendo a prova para o barco peruano por diferença de bico de proa. A prova foi disputadíssima desde o seu início e o Brasil pulou na frente com apenas 1/4 de barco a frente. Quando os dois barcos chegaram nos 500 metros finais o Brasil ainda seguia a frente, porém foi quando os peruanos apertaram o ritmo da remada e fecharam a prova com uma pequena vantagem.

Já no domingo, o Chile venceu mais três provas e confirmou o primeiro lugar do Campeonato Sul Americano Juniores. As duas provas vencidas pelo Brasil não contavam pontos para essa competição principal.

O Brasil venceu no barco 2xHS23 (double skiff homens sub 23), com os atletas Denis Araujo e William Giaretton, sendo necessário que a decisão dos juizes fosse confirmada pelo "photo-finish", no qual ficaram com o 2º e 3º lugares os barcos do Uruguai e do Chile, respectivamente.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook