Maricá quer Centro de Treinamento de Remo

A lagoa de Guaratiba é um dos locais que podem receber o Centro de Treinamento de Remo / Foto:  Foto Paulo Polônio / Prefeitura de MaricáRio de Janeiro - O presidente da Confederação Brasileira de Remo, Wilson Reeberg, esteve na semana passada, fazendo uma visita técnica às lagoas de Maricá (RJ), a convite da Secretária Municipal de Esportes, Nete Grijó, que vem demonstrando grande interesse em dotar a cidade de um centro de treinamento de remo. Recentemente, foi inaugurado no municipio o centro nacional de treinamento do tiro com arco.

Participaram também da visita técnica o Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, o Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Romario Galvão Maia, e o Secretário Municipal de Turismo de Maricá, Wagner Medeiros. Ainda pela CBR, estiveram presentes o técnico José Oyarzabal, Sergio Brasil Stancza (Relações Internacionais e Chefe de Equipe das seleções de remo olímpico), Claudia Alencar (Comunicação), Eduardo Hermandez (Marketing), Katia Alonso (Capacitação), Pedro Paulo Soares (Área Científica).

O grupo técnico da CBR percorreu durante cerca de duas horas a Lagoa do Boqueirão, e elogiou as condições do local, que oferece várias opções para construção de raias e de instalações para os treinos e alojamento dos atletas.

“Aqui o local é excelente, bonito e com muitas possibilidades de aproveitamento. Porém, vamos fazer a escolha com muita calma. Estamos analisando outros locais, também. Centro de treinamento não é uma coisa que se constrói para depois se arrepender. Teremos que ver como fica a água em dias de ventania e conhecer os planos da Prefeitura quanto à urbanização futura do entorno da lagoa. Também queremos trazer mais técnicos para conhecerem e opinarem sobre o local”, disse o presidente da CBR.

Waldemar de Souza, Secretário Executivo do Ministério do Esporte, adiantou que haverá verba do Ministério para que a Prefeitura de Maricá construa o centro de treinamento. O presidente da CBR adiantou ao Secretário Executivo do ME que aproveitará para tratar, também, dos dois pedidos de convenio, em tramitação naquele órgão, um para compra de remoergometros para distribuição a clubes, outro para compra de barcos específicos para o remo adaptável, para as associações que se dedicam ao remo paraolímpico. Na pauta das conversações também entrará o pedido da CBR para que o ME transfira para a entidade os barcos dos núcleos do Projeto Navegar desativados.

“O Governo Federal está fazendo um esforço muito grande para que esportes como remo, voltem a ocupar, novamente, um lugar de destaque no cenário nacional. Para isso, temos que ter instalações e equipamentos modernos em todas as cidades. Esse esforço é para que o país chegue entre os dez melhores nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016”, afirmou Waldemar de Souza.

De acordo a Secretária Nete Grijó, “a parte mais difícil nós já conseguimos, que foi a parceria entre a prefeitura de Maricá e o Ministério dos Esportes, que garantiram os recursos necessários para a construção da obra. O segundo passo foi mostrar aos técnicos da CBR a boa infra-estrutura das nossas lagoas. Aguardaremos agora os passos seguintes que a CBR dará”.

A Secretária de Esportes está otimista em relação a construção do Centro de Treinamento no município, principalmente depois que o presidente Lula editou a Medida Provisória 502/2010, que instituiu, entre outras coisas, o programa Cidade Esportiva, que recomenda que cada cidade do país invista e mantenha uma modalidade olímpica.

Criado pela MP 502/2010, o programa tem como objetivo propiciar espaço para formação de atletas nos municípios brasileiros. O foco são as modalidades que compõem os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, com o propósito de ampliar a participação brasileira na disputa de finais e, com isso, melhorar a posição do país no quadro de medalhas dos dois eventos. O Programa tem forte conexão com projetos de esporte social e educacional, como o Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, de onde poderão surgir talentos que venham a se desenvolver posteriormente no programa Cidade Esportiva

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook