Tijuana encerra Série Mundial de Saltos Ornamentais
México - A cidade de Tijuana será a sede da Série Mundial de Saltos Ornamentais da FINA de 18 até o dia 22 de abril. A competição vai acontecer no Complexo Aquático do Centro de Alta Performance de Baja California. Este ano o evento terá um sabor especial, por causa da proximidade dos Jogos Olímpicos.
Muitos dos saltadores que vão participar desta competição de dois dias vão se preparar para Londres 2012."Estamos trabalhando duro para ter uma grande competição e para sediar um grande evento. Nós levamos isso a sério e estamos muito entusiasmados", disse Saul Castro Verdugo, diretor-geral do Instituto de Esportes de Baja California e chefe do Comitê Organizador.
As datas da competição estão programadas para 20 e 21 de abril, mas a atmosfera de Tijuana já começa a mudar a partir de 18 de abril, com a chegada dos membros do Comitê FINA, seguido pelos atletas e logo depois com a realização da reunião técnica, antes do início oficial.
Um total de 50 a 60 saltadores são esperados no México, além de 20 a 30 treinadores e de 12 a 15 juízes internacionais. "Vamos rever constantemente todos os progressos na preparação para essa equipe, portanto, vamos realizar muitas reuniões a partir de agora até o início do evento", disse o Diretor de Esportes Baja California, Castro Verdugo.
Baja California será a quarta etapa da série que começa em março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Logo depois a série mundial continuará em Beijing, na China. A terceira etapa está prevista para a segunda semana de Abril, em Moscou, na Rússia, e termina no México.
Em 2008, a série teve um grande impacto no país Mexicano, porque os fãs tiveram a oportunidade de ver grandes saltadores em ação. A sensação Jin Jin Guo, o chinês campeão olímpico, o lendário russo Dimitri Sautin e as mexicanas Paola Espinosa e Tatiana Ortiz, foram algumas das atrações daquele ano.
Ao mesmo tempo, a realização da série de saltos ornamentais da FINA nesta região do México, ajudou no desenvolvimento de patrocínios do Estado para o Programa Jovens Talentos, que se tornou uma parte muito importante em um processo de preparação a longo prazo para as gerações futuras do esporte daquele país nos próximos anos.