Campeão olímpico do tiro com arco inicia seminário e demonstra entusiasmo com projeto para Rio 2016
Rio de Janeiro - O espanhol Juan Carlos Holgado, campeão olímpico do tiro com arco em Barcelona 1992, demonstrou entusiasmo com o Primeiro Seminário Técnico realizado no Centro de Treinamento de Maricá, no Rio de Janeiro, durante cinco dias - de quarta a domingo, dia 27.
O ex-atleta (de frente), atual diretor de eventos da Federação Internacional (FITA), especialista à frente do seminário para treinadores brasileiros, acredita na estratégia de capacitação dos técnicos e de desenvolvimento de atletas apresentada em cooperação por Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO) e a própria FITA.
"O projeto é consistente. Neste primeiro momento pude observar que o nível dos participantes é muito bom. Eles absorveram bem o conteúdo que foi apresentado e se mostraram bastante motivados com a utilidade prática do curso", afirmou Holgado em visita ao COB nesta segunda-feira.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento da Estrutura de Treinamento de Modalidades Pan-americanas e Olímpicas, e do Master Plan 2016, o Plano Nacional de Desenvolvimento de Tiro com Arco Olímpico. O programa se dedica às modalidades que procuram estruturar e sistematizar metodologias de treinamento entre profissionais ligados a preparação e renovação de atletas de alto rendimento.
Nesse primeiro curso, os alunos receberam informações sobre técnicas básicas, posicionamento, iniciação correta do arqueiro, entre outros tópicos. O segundo, a ser realizado no segundo semestre deste ano, é voltado para competição, e o terceiro, programado para o início de 2012, para a preparação de atletas de alto rendimento.
"O tempo é curto, temos somente cinco anos, mas com toda essa estruturação podemos vislumbrar uma equipe brasileira competitiva nos Jogos Olímpicos Rio 2016, com atletas mais bem preparados e chances de chegar às semifinais e a uma medalha", disse Holgado.
O programa tem apoio da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), cujos programas oferecem aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) do mundo inteiro a oportunidade de apresentar propostas para a realização de projetos de desenvolvimento esportivo.