Ana Lídia Borba em mais uma prova de superação

Ana Lídia desempenhou boa natação / Foto: Roosevelt CássioFlorianópolis - A triatleta Ana Lídia Borba cumpriu um dos objetivos planejados para o Ironman Brasil, prova disputada no domingo (29), em Florianópolis. A disputa marcou o retorno da atleta, 1 ano e cinco meses, após um grave acidente. A expectativa era de ficar no TOP 10, mas uma lesão durante a maratona exigiu outros esforços de Ana Lídia.

"A prova estava bem planejada. Tive um pequeno problema na largada da natação, mas me recuperei. Fiz uma transição rápida para o ciclismo e consegui manter meu planejamento de potência nos 180 km de pedal", conta. Até a metade da maratona, Ana Lídia, ocupava a 5ª colocação entre as atletas profissionais.

Próximo de completar 21km de corrida Ana se machucou e precisou se poupar para continuar na prova. "Na volta de Canasvieiras me machuquei. Comecei a sentir muita dor na parte superior da coxa, principalmente quando batia o pé no chão. Tentei administrar e diminuir o ritmo. A dor era muito forte e precisei parar e terminar a prova (22 km) caminhando", lembra.

Segundo Ana Lídia, o apoio de todos que assistiam à prova e dos demais competidores a empurraram para a linha de chegada. "O público estava torcendo muito por mim. Quando comecei a caminhar todos continuaram me incentivando a terminar. Tive de me concentrar nisso, porque completar a prova fazia parte dos meus objetivos", diz.

"Eu fiquei muito triste quando senti a lesão, porque estava muito bem. À medida que a prova foi se desenvolvendo percebi que meu planejamento estava funcionando. Estava me sentindo bem e, de repente, ter de parar por ter me machucado foi bastante ruim", comenta.

Recuperação - Após a prova Ana Lídia já iniciou o processo de recuperação. A triatleta ainda está realizando exames, mas as primeiras observações dos médicos apontam para uma lesão ocasionada pelo desgaste devido ao esforço exigido pela prova. "Agora é parar por um tempo para recuperar a lesão. Isso não irá atrapalhar meu planejamento, já que até agosto eu não tenho nenhuma programação de competição", adianta.