Brasileiros dominam Sul-Americano de Triathlon

O carioca, radicado em Minas Gerais, Diogo Sclebin foi o grande vencedor do Campeonato Sul-Americano de Triathlon, disputado no último sábado, dia 26 de fevereiro, em Salinas, no Equador / Foto: Pauta LivreSalinas - O carioca, radicado em Minas Gerais, Diogo Sclebin foi o grande vencedor do Campeonato Sul-Americano de Triathlon, disputado no último sábado, dia 26 de fevereiro, em Salinas, no Equador. O brasileiro ainda ficou com o segundo lugar, durante a disputa do Pan-Americano, cruzando a linha de chegada apenas 14 segundos atrás do espanhol Mario Mola.

 

A disputa no Equador foi emocionante. O brasileiro não demonstrou que poderia brigar pela vitória depois da primeira parte da prova, a natação. Sclebin foi apenas o 18º colocado ficando quase 50 segundos atrás do primeiro pelotão. Mas a superação do carioca veio no ciclismo. Ele recuperou muitas posições e foi o quarto mais rápido, com o tempo de 53 minutos e 36 segundos.  Durante a corrida, a disputa pelo primeiro lugar foi intensa. A diferença entre os primeiros colocados era muito pequena e se manteve assim até o final da prova.

O primeiro a chegar foi o espanhol Mario Mola, com o tempo de 1 hora 46 minutos e 03 segundos. O brasileiro chegou 14 segundos atrás, seguido de perto pelo Israelense Dan Alterman, que chegou apenas 7 segundos depois. A quarta colocação também foi verde e amarela. Bruno Matheus completou o percurso em 1 hora 46 mintos e 32 segundos. O russo Igor Polyanskiy foi o quinto, seguido de perto pelo brasileiro Fábio Carvalho, que ficou em sexto colocado na classificação geral e completou o pódio verde e amarelo no Sul-Americano. Juraci Moreira ficou em sétimo. O Brasil conquistou ainda o título da categoria sub-23 com o cearense Wesley Matos.

No feminino,  Pamela Oliveira chegou em terceiro lugar na prova e foi a melhor sul-americana. A prova foi vencida pelas japonesas, que ficaram com os dois primeiros lugares. Destaque para Yuka Sato, de apenas 18 anos, que já havia conquistado a medalha de ouro dos Jogos da Juventude de Singapura. Ela completou o percurso em 1 hora 56 minutos e 35 segundos. O segundo lugar ficou com Chie Nakashima que cruzou a linha de chegada em 1 hora 57 minutos e 02 segundos. A brasileira completou o percurso em 1 hora 58 minutos e 22 segundos.

Flavia Fernandes foi a sétima e Carla Moreno, com uma lesão na panturrilha, abandonou a competição quando disputava o quinto lugar na corrida com Elizabeth Bravo. O destaque da competição foi a excelente corrida da Pamella, em 38 minutos e 30 segundos, em um percurso que tinha realmente 10 Km. No masculino tivemos uma prova duríssima e muito disputada.

Resumindo o Campeonato Sul-Americano:
 
Elite Masculina

1°) Diogo Sclebin
2°) Bruno Matheus
3°) Fábio Carvalho
 
Elite Feminina
1°) Pamela Oliveira
2°) Elizabeth Bravo - ECU
3°) Flávia Fernandes

Sub-23 masculino - Campeão - Wesley Matos
Junior masculino - Campeão - Edivânio Monteiro
 

Confira o resultado completo do Pan Americano:

http://www.triathlon.org/results/results/2011_salinas_itu_triathlon_pan_american_cup_and_south_american_championship/5773/

http://www.triathlon.org/results/results/2011_salinas_itu_triathlon_pan_american_cup_and_south_american_championship/5772/