Meu primeiro IronMan: Rotina de treinos!

Duda Moreira Salles, um publicitário que era sedentário até o fim da etapa do IronMan 2010 e vem treinando para a prova que acontece no dia 29 de Maio / Foto: DivulgaçãoFlorianópolis - O Esporte Alternativo está contando a trajetória de Duda Moreira Salles, um publicitário que era sedentário até o fim da etapa do IronMan 2010 e vem treinando para a prova que acontece no dia 29 de Maio. Hoje, você vai saber como ele foi evoluindo nos treinamentos ao longo desse ano.

O diário - Dia 14 de Junho de 2010  - Rotina de treinos

O início dos treinos está sendo muito gratificante. No começo a evolução é muito perceptível e isso dá um gás a mais. No domingo nadei 1,6km (metade da natação do Iron) para 40 min.

No final do dia uma corrida de 1h com meu preparador. Correr com orientação é muito bom. Você não deixa a peteca cair nem um minuto. Tem sempre uma voz ao seu lado pra dizer: “o impulso tem que ser pra frente, não pra cima”; “o suingue do braço tem que ser pra frente, não cruzado.”; a pisada tem que ser com o calcanhar e o impulso com a ponta do pé”.

Coisas simples, mas que vão corrigindo sua postura em real time. Estou precisando de tênis apropriado. com 1 hora de corrida o tornozelo sente um pouco.

O bom da história é que terminamos o treino sem fadiga muscular. A tal da endorfina está começando a circular no corpo e a sensação está cada vez melhor.

Acordar um pouco mais cedo, se alimentar direito e usar os equipamentos apropriados. Meu objetivo era fazer 1h de pedal. Com o stress familiar de ontem preciso adequar os horários de treino para melhorar o clima em casa. Já recebi o alvará para treinar no horário da novela. Então tenho diariamente 1h de treino no período noturno. Agora é intercalar as manhãs e os horários de almoço para maximizar as atividades.

Hoje vim de bike para o trampo. Fiz um caminho um tanto quanto mais longo. Mas cheguei bem. Não sei dizer a quilometragem. até porque, segundo o Guilherme, meu preparador, o objetivo é ganhar volume de treino. De qualquer forma, vou providenciar um medidor para fazer esses cálculos. E, como diria Marcelo D2: vamos que vamos que o samba não pode parar.

O diário - Dia 17 de Junho de 2010  - Um mês

Dizem que quando a pessoa não está mais aguentando ela pede água. No meu caso, pedir água é sinal de mais treino. O corpo ainda bem dolorido da corrida de terça e hoje encarei 1h10 de natação. Foram 2000m em um ritmo moderado. Se debaixo da água é bom ter fôlego, acho que os treinamentos estão começando a surtir efeito. Os últimos 250m foram feitos num ritmo mais acelerado. Bastaram 5 minutos para o batimento voltar ao normal. Um excelente sinal para quem está treinando a apenas 1 mês.

O diário - Dia 21 de Junho de 2010  - Natação. Um maluco na pisicna

O primeiro treino de esforço rolou nesse final de semana. Antes de contar a situação vou relatar o drama que foi cair na água. Eram 9h da manhã, devia estar uns 17 graus, na piscina a temperatura por volta de 14. Um frio quase que cortante. Do lado de fora da piscina uma senhorinha toda agasalhada em seu diálogo no telefone:

-        “pois é menina, aqui tá um frio… eu estou toda agasalhada. Tem um homem aqui na beira da piscina… Ele é louco… acho que ele não vai pular, não!”

Nesse exato momento eu fui! ao tirar a cabeça da piscina a continuação do comentário: “que maluco!”.

O frio estava de rachar mesmo, mas só nos primeiros 200 metros. Depois disso o corpo se acostuma com a temperatura e vai embora.

O treino foi o seguinte:

- 200 m pra aquecer.

- 2 séries de 4 tiros de 100m com 20 seg de descanso entre cada um.

- entre as séries descanso de 2 a 3 minutos

- 100 metros livre pra soltar o corpo.

- 1 série de 8 tiros de 50m com 20 segundos de descanso entre cada uma.

- Termina com 200 metros soltos

O diário - Dia 22 de Junho de 2010  - Aproveitando o tempo

Ontem aproveitei que o dia estava corrido e fiz o pedal na hora do almoço. Com pouco menos de 50min fui e voltei pra casa. Os treinos estão começando a surtir efeito. Antes de iniciar essa rotina de exercícios o menor tempo de vinda pro trampo tinha sido 23min, ontem fiz em 19min. Na volta foi ainda mais impressionante. Para se ter uma ideia, a primeira vez fiz em 43min. Depois baixei para 33 e ontem fiz em surpreendentes 29min. fiquei impressionado comigo mesmo. Uma boa surpresa!

O diário - Dia  31 de Agosto de 2010  - A primeira travessia

Conseguir dormir acho que foi o principal desafio do dia da prova (ou da noite). Foi uma prova sem grandes pretensões, mas não consegui dormir tamanha foi a ansiedade. Na prova anterior fiz os 1000 metros em 22min30 e terminei esgotado. A meta do dia era fazer os mesmos 1000 metros entre 20min e 21min. Terminei com 19h52 e com disposição para mais dois treinos. Um de bike um de corrida.

A surpresa foi a companhia que eu tive. Cacá e Nina que chegaram pra me assistir. Meu preparador físico que acompanhou a prova de dentro d’água, o Edu da B de Vaca filmes e o fotógrafo Herzog. Tudo devidamente registrado e postado no Facebook.

A proposta de treino era fazer 40 minutos. Como estávamos filmando para montar o projeto de patrocínio, acabamos estendendo para 1h20 de pedal seguidos pelos 30 minutos de corrida.

Apesar do cansaço, fiz tudo e terminei inteiro. O mais impressionante foram as imagens captadas. Coisa de cinema. Valeu galera!