Tudo pronto para o Ironman Brasil 2011

Entrega de kit no Clube Doze de Agosto / Foto: Linkphoto.com.brFlorianópolis - Confiança de sobra, mas nenhum prognóstico antecipado. Assim os principais destaques do Ironman Brasil 2011, única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman do Havaí, analisaram a participação na prova, marcada para este domingo, dia 29 de maio, a partir das 7h, em Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC).

A brasileira Fernanda Keller, com cinco títulos na disputa, o argentino Eduardo Sturla, tricampeão, Santiago Ascenço (BRA), terceiro colocado em 2010, Ezequiel Morales (ARG), vice no ano passado, Hillary Biscay (EUA), e Ana Lidia Borba (BRA), conversaram com os jornalistas e contaram um pouco sobre a edição 2011.

Neste sábado, os triatletas aproveitam para relaxar antes do desafio de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida. Segundo as previsões do tempo, é grande a chance de uma ressaca no final de semana, com ondas de até 1,5 metro.

Com três títulos na capital catarinense, Eduardo Sturla se diz feliz por estar mais uma vez no Brasil. "Gosto desta prova, tenho prazer em estar aqui e me sinto correndo em casa. Mesmo cansado, uma vez que corri o Ironman da África do Sul no mês passado, quero fazer o meu melhor. Estou confiante, mas apontar um resultado é complicado, uma vez que depende de vários fatores", declarou o triatleta argentino, que ficou em sexto lugar na África do Sul.

Fernanda Keller, que não competiu no ano passado, esta de volta e também não quis falar em expectativa. "Não tenho nenhuma; acho que não preciso", afirmou. "Rezo para que tudo dê certo e que tenhamos um dia bonito, sem chuva e frio. Estou feliz por estar de volta e com grandes adversárias e amigas. Espero que todos se divirtam", disse a atleta de Niterói, que venceu nada menos que cinco vezes o Ironman Brasil, duas delas em Floripa.

Fernanda ainda aproveitou a conversa com os jornalistas para fazer um protesto. Ela criticou a nova forma de classificação para o Mundial Ironman, que passou a ser por somatória de pontos e não mais conquistando as vagas. "Teremos de fazer várias provas em um tempo curto para conseguir uma das 30 vagas para as mulheres e 50 para os homens. Isso não é justo e prejudicará a todos que buscam crescer no esporte", completou.

Outros dois destaques femininos, em situações distintas, também falaram. A norte-americana Hillary Biscay, duas vezes terceira colocada, está feliz por mais uma participação. "Esta será minha quinta vez aqui e estou muito contente. Correr com minhas amigas e, especialmente, com a Fernanda Keller, para mim uma heroína, é muito legal. Espero terminar no pódio, pois me sinto em casa", afirmou.

Já Ana Lidia Borba, quinta colocada em 2009, está realizada por estar largando no domingo. Ela sofreu um grave acidente no final de 2009 e correu risco de morte. Após um ano de recuperação, ela esta competindo de novo. "Queria agradecer à organização por ter me tratado bem no ano passado, quando fui comentarista, e agora de novo como atleta. Será uma prova dura, pois há grandes atletas e vou lutar para entre as dez melhores", destacou.

Mais destaques - Dois nomes que também merecem respeito nesta edição é o argentino federado por Santa Catarina Ezequiel Morales, vice-campeão em 2010, e o goiano Santiago Ascenço, terceiro colocado na mesma prova. "Esta é uma prova especial, pois é a única seletiva da América Latina e temos a chances de rever nossos amigos. Gosto de fazer parte desta família. No ano passado fiz uma grande prova, mas me deparei com um grande dia do Luke, que fez a maratona em 2h24. Espero repetir o bom desempenho e assim briga pelo titulo", destacou Morales, que mora no Brasil com sua esposa, Maria Soledad Omar, também triatleta profissional.

O brasileiro Santiago Ascenço, que vem melhorando seus resultados em provas longas - é o atual campeão do Ironman Brasil 70.3, em Penha (SC) - afirmou que quer corrigir os erros do ano passado. Em sua terceira edição, ele sabe que pode melhorar. "Treinei pensando nisso. Tenho de não repetir os erros e assim conseguir um melhor resultado. Espero um dia representar o Brasil no Mundial Ironman, no Havaí", disse.

Programação oficial

26/05 a 29/05 Expo - Ironman/ CDA - 9h - 18h
27/05 Jantar de Massas/P 12 - 19h
28/05 Entrega de kits aos Atletas/CDA - 8h - 11h
28/05 Bike Check-In e Rec. das Sacolas dos Equip. de Corrida e Ciclismo/CDA - 13h - 20h
29/05 Pintura dos Atletas/CDA 4h30 - 6h30
29/05 Acesso dos Atletas à Área de Transição/CDA - 4h30 - 6h40
29/05 Largada da Prova - Profissionais e Amadores/ CDA - 7h
29/05 Bike e Sacolas Check-Out/ CDA - 17h40 - 0h30
30/05 Expo - Ironman/ CDA - 9h - 12h
30/05 Confirmação para o Havaí(pagamento em cash/dólar americano)/CDA 10h
30/05 Entrega de Sacolas de Percurso de Corrida Restantes/CDA - 9h: - 16h
30/05 Cerimônia de Premiação com Almoço/P 12 - 12h
30/05 Festa de Confraternização do Ironman Brasil/ El Divino Lounge - 21h