Brasil classifica duas duplas para Medal Race do Mundial de 470

Fernanda e Ana no Mundial / Foto: Thom Touw / 470 Worlds Barcelona - As velejadoras brasileiras que disputam o Mundial de Barcelona da classe 470 avançaram para a medal race, regata final com pontuação dobrada, que será realizada neste sábado (19). Classificadas para a Olimpíada de Londres, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan se recuperam nesta sexta-feira (18) e estão garantidas entre as 10 primeiras. A dupla Martine Grael e Isabel Swan também avançou para as finais na raia espanhola.

"Conseguimos ajustar o barco em relação às regatas da quinta. Ainda temos acertos a fazer e precisamos focar em alguns detalhes técnicos, mas os resultados indicam que estamos no caminho certo", relata Fernanda Oliveira. As meninas completaram as regatas do dia em quarto e sexto lugares, respectivamente. Em 12 regatas, a dupla de Porto Alegre (RS) manteve uma boa média, tendo um 25º como pior resultado, que foi descartado.

Com o passaporte carimbado para Londres/2012, a dupla está competindo para testar ajustes e equipamentos novos, pensando na competição olímpica, sem focar nos resultados. "Apesar disso, conseguir ficar entre as 10 primeiras e disputar a Medal Race reforça ainda mais a importância de seguir o nosso planejamento", concluiu Fernanda, que está em 10º lugar com 95 pontos perdidos. Já Martine e Isabel estão em 6º, com 91.

No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen fecharam a competição na 58ª posição, na Flotilha Prata. A dupla gaúcha não correu as regatas do dia e somou 201 pontos perdidos em 12 regatas. Henrique Haddad e Nicolas Castro foram os 65º, na Flotilha Bronze.