Scheidt e Prada planejam treinos especiais para Londres 2012

Tricampeões mundiais, brasileiros são favoritos ao ouro olímpico / Foto: Pierrick Contin / CoychSão Paulo - Robert Scheidt e Bruno Prada foram os primeiros brasileiros a conquistar o tricampeonato mundial da Star, na sexta-feira, dia 11 de Maio, no torneio da cidade francesa de Hyères. O feito inédito confirma o favoritismo olímpico de uma dupla que ficou invicta por 11 meses e se manteve na liderança de maio de 2010 a abril deste ano.

Mas Scheidt e Prada, longe de se acomodar na posição, já planejam sessões de treinos específicos na raia de Weymouth, simulando a medal race dos Jogos. O período será fundamental na disputa pela medalha de ouro. Em Weymouth, os dois voltarão a enfrentar os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos e seus principais rivais, contra quem protagonizaram um duelo "digno de Mundial", na França.

Na regata final do Mundial de Star em Hyères, Scheidt e Prada usaram uma estratégia agressiva, marcando a dupla inglesa, para que eles ficassem fora do grupo dos 15 primeiros colocados. O resultado daria uma chance de vitória à dupla brasileira.

"O tri que conquistamos é um resultado grande, importante, porque havia muitos barcos competindo e apenas seis regatas. Contava a média, a consistência. Ter pontuado entre os 10 primeiros foi fundamental para chegarmos mais folgados na última regata. Sabíamos que podíamos vencer e entramos mais soltos, enquanto os ingleses estavam mais tensos. Quando passamos à frente deles, passamos a marcá-los de forma forte e nos distanciamos da flotilha. Acho que eles não esperavam por isso, porque havia o risco da dupla polonesa ou da dupla irlandesa ir bem e ganhar o Mundial. Nos arriscamos porque os outros dois adversários estavam longe e aí focamos nos ingleses", explica Scheidt.

Para Scheidt, a disputa final lembrou o match race que perdeu para outro inglês, Ben Ainslie, na decisão da Olímpíada de Sidney/2000. "Aquele momento foi um aprendizado importante na minha carreira. Na disputa com os ingleses, tivemos frieza e mostramos que estamos preparados. Agora cutucamos a onça com a vara curta. Eles virão com tudo para cima da gente em Weymouth. E na Olimpíada é bem diferente. São 11 regatas, mais curtas, e outra estratégia. Por isso vamos treinar muito, até lá", destaca.

Simulação da medal race olímpica em Weymouth - A dupla brasileira terá um breve período de descanso, antes da viagem para a Inglaterra. Bruno Prada voltará ao Brasil, enquanto Scheidt passará duas semanas com o filho, na Itália, enquanto sua esposa, Gintare, compete no Mundial de Laser, na Alemanha. Os dois se reunirão novamente no dia 25, em Weymouth, onde têm pela frente um primeiro período de treinos, até 2 de junho. "Vamos treinar ao lado dos suecos (Fedrik Loof e Max Salminen), dinamarqueses (Michael Hestbaek e Claus Olesen) e franceses (Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot). Aproveitaremos a presença do grupo para fazer treinamentos específicos, com simulações de regata, especialmente a medal race", explica Scheidt, acrescentando que também vão testar uma nova vela de vento.

Scheidt e Prada ainda disputarão mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela, a Skandia Sail for Gold, também em Weymouth, de 4 a 9 de junho. Os dois venceram as duas primeiras etapas, a Rolex Miami OCR, em fevereiro, e o Trofeo Princesa Sofía, em março. Seguindo o planejamento até os Jogos de Londres, a dupla terá o segundo período de treinos de 18 a 29 de junho, somando 45 dias de velejada na raia olímpica.

Parceria de 11 anos e 52 títulos - Com a conquista na França, Scheidt e Prada somam 52 títulos, em sua carreira, numa parceria que começou em 2001. Apenas entre maio de 2011 e abril de 2012, Scheidt e Prada conquistaram 11 títulos seguidos. A sequência só foi interrompida na Semana Olímpica Francesa, em Hyères, há duas semanas. Confira a lista de conquistas consecutivas:

• Semana Olímpica Francesa, em Hyères (etapa da Copa do Mundo) - maio/2011
• Delta Lloyd Regatta, em Medemblik (etapa da Copa do Mundo) - junho/2011
• Skandia Sail for Gold Regatta, Weymouth (etapa da Copa do Mundo) - junho/2011
• Evento-teste para os Jogos de Londres/2012, em Weymouth - agosto/2011
• Campeonato Italiano para as Classes Olímpicas, em Garda - setembro/2011
• Star Class Southern Hemisphere Championship, no Rio de Janeiro - novembro/2011
• Mundial de Perth (Austrália), dezembro/2011
• Miami OCR (etapa da Copa do Mundo) - janeiro/2012
• Semana Brasileira de Vela, em Búzios - fevereiro/2012
• Campeonato Paulista de Star - fevereiro/2012
• Palma de Maiorca, etapa da Copa do Mundo de Vela - abril/2012

Até a conquista em Hyères, Scheidt e Prada dividiam o posto de maiores vencedores brasileiros da Star com o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira, que foi campeão mundial de Star como proeiro de Torben Grael, em 1990, e do alemão Alexander Hagen, em 1997. Além de Scheidt e Prada, só uma dupla na história, os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode conquistaram, sempre velejando juntos, três títulos mundiais (1952, 1953 e 1956).

"Os últimos a chegar ao tricampeonato mundial da Star conquistaram esse título há 56 anos. E, com o tri, eu me junto a Joerg Bruder e ao próprio Robert como os únicos brasileiros a conseguir três títulos mundiais de classe olímpica. Com certeza é uma grande honra", comemora Bruno Prada.

A caminho de sua segunda olimpíada, os dois somam cinco medalhas olímpicas - quatro de Scheidt, com dois ouros e uma prata na Laser e uma prata na Star, que conquistou ao lado de Bruno, nos Jogos Olímpicos de Pequim.