Torben Grael aposta em bom resultado da vela brasileira em Londres

Torben Grael/ Foto: Rolex / Carlo Borlenghi

Ilhabela- Maior vencedor da vela brasileira, Torben Grael é mais um velejador de ponta que disputa a Rolex Ilhabela Sailing Week 2012. Por sua multidisciplinaridade, o bicampeão olímpico é requisitado quando o assunto é Olimpíada, Volvo Ocean Race, America´s Cup e qualquer outro evento top na vela oceânica. Afinal de contas, ele se deu bem em todas essas competições. Seus troféus e suas medalhas estão expostos no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no estande da Mitsubishi, sua patrocinadora. As mais fotografadas são as cinco medalhas no Jogos Olímpicos, que renderam a ele o status de maior medalhista da história do País e da vela mundial. 
 
"O valor das medalhas é mais sentimental do que monetário. Não tive preocupação em trazer para Ilhabela as medalhas. São coisas que dão trabalho para conseguir, isso sim. Parabéns para quem idealizou a exposição". No maior evento de vela oceânica da América Latina, que termina no sábado (14) com a presença de 150 barcos, o mais completo velejador nacional comanda o S40 Mitsubishi Energisa e tem a bordo o filho Marco, a esposa Andrea, o irmão Lars e a sobrinha Sofia.
 
Sobre a Olimpíada, que começa em 15 dias, Torben Grael acredita que seu recorde de medalhas será alcançado este ano por Robert Scheidt, que tentará seu quinto pódio olímpico em Londres. Na classe Star, o velejador paulista e o proeiro Bruno Prada são os maiores favoritos ao ouro. "A dupla brasileira conseguiu resultados expressivos, como o tri mundial, e tem tudo para conquistar o resultado. Nos últimos eventos, eles foram fortes e constantes. Nas demais classes, o Brasil tem chance no 470 feminino com a Fernanda Oliveira e a Ana Barbachan. Acredito que a Patrícia Freitas conseguiu uma evolução significativa no RS:X, pena que o barco não estará no Rio/2016. O Bimba, também na RS:X, tem experiência olímpica e chegou perto de medalha. Outro que pode se dar bem é o Bruno Fontes na Laser. Acredito que ele pode encaixar um bom resultado, apesar de ser inconstante alguma vezes". 
 
Torben Grael, no entanto, está preocupado com os resultados de 2016. Segundo o bicampeão olímpico, há muito o que evoluir. "Para o futuro, eu não vejo uma melhora, apesar de o Brasil sediar os Jogos. Não só na vela, mas no esporte nacional como um todo", alerta.
 
Vela oceânica - O velejador é presença garantida todos os anos em Ilhabela. Segundo Torben, a Rolex Ilhabela Sailing Week é exemplo de organização e sua importância atrai tanta gente ao evento no mês de julho. Para edição 2012, ele escolheu, mais uma vez, a classe S40, a mais profissional da América Latina em oceano. A categoria conta com cinco veleiros na água. 
 
"É um barco monotipo excelente. A classe está evoluindo devido ao esforço grande que o Eduardo Souza Ramos (comandante do Pajero) está fazendo. A Mitsubishi está organizando ótimos campeonatos, atraindo importantes velejadores estrangeiros, possibilitando a realização de intercâmbio com os nossos atletas". A Rolex Ilhabela Sailing Week, além da S40, conta com as categorias: HPE, C30, ORC e RGS.
 
Torben Grael aposta na nova diretoria da Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO) para profissionalizar a modalidade no País, o que inclui a formaçãode mais velejadores, construção de novas classes, padronização das atuais e um calendário unificado entre todas as regiões do Brasil. O irmão dele, Lars Grael, é o comodoro da entidade e Torben também está no grupo que tenta modernizar a vela oceânica.
 
Volta ao Mundo - Vencedor da Volvo Ocean Race 2008/09, Torben Grael pode voltar a comandar um barco brasileiro na próxima edição da Volta ao Mundo, marcada para 2014. A organização da regata definiu mudanças para a próxima temporada, como a padronização dos veleiros, desenhados por Bruce Farr e construído por um consórcio europeu de estaleiros. O objetivo é reduzir os custos de fabricação. 
 
"O monotipo emperra o desenvolvimento. Faz parte do jogo, mas os barcos ficam desatualizados e precisam ser revistos de tempos em tempos. Se tiver que fazer muitos, o estaleiro precisará seguir prazos e isso pode atrapalhar. A estratégia deles de dividir os estaleiros para fazer os barcos em partes pode ser ruim, já que se der problema, um pode jogar a culpa um no outro", relata Torben.
 
Sobre a nova participação na Volvo Ocean Race, Torben despista: "Tenho pouca informação sobre o andamento do barco brasileiro. O Alan Adler e a IMX estão vendo isso. Mas, se for pra sair, deveria ser agora para dar tempo de treinar, já que outras equipes estão se organizando".
 
Por outro lado, a redução do tamanho do novo barco de 70 para 65 pés indiretamente beneficia Torben. "Como os novos barcos serão menores, muito provavelmente meu recorde de singradura (velejada de 596,6 milhas náuticas, ou 1.100 quilômetros, em 24 horas com o Ericsson 4, em 29 de outubro de 2008) não deverá ser batido dentro da Volvo. Poderá ser com alguns outros tipos de barcos mais velozes", prevê. 
 
Regatas canceladas - O mau tempo em Ilhabela nesta quinta-feira (12) impediu a realização das regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week. A Comissão de Regatas (CR) tentou montar a raia na Ponta das Canas, mas a chuva e a falta de vento impediram a realização das provas. A CR sinalizou até fazer o procedimento no canal, mas não havia condição. Com isso, os resultados seguem mantidos após quatro regatas.
 
"O objetivo da Comissão é chegar, no mínimo, a seis regatas e validar o descarte, o que muda o resultado. Temos ainda dois dias de provas e acredito que não será necessário fazer provas menores. Para a sexta-feira (13), a previsão é de ventos fracos para o início da tarde e falta definir se montaremos as boias dentro do canal ou na Ponta das Canas", explica Cuca Sodré, que preside a CR. Dependendo das condições, serão disputadas três regatas barla-sota ou apenas uma de percurso.
 
Resultados acumulados:
 
S40 - após 4 regatas
1º - Pajero/Gol (Eduardo Souza Ramos) - 8 pp (2+2+3+1)
2º - Crioula (Eduardo Plass) - 9 pontos perdidos (1+5+1+2)
3º - Carioca (Roberto Martins) - 13 pp (4+3+2+4)
4º - Apolonia (Jaime Charad) - 14 pp (5+1+5+3)
5º - Mitsubishi/Energisa (Torben Grael) - 16 pp (3+4+4+5)
 
C30 - após 4 regatas 
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 6 pp (3+1+1+1)
2º - Barracuda (Humberto Diniz da Silva) - 13 pp (5+2+3+3)
3º - Katana (Fábio Filippon) - 13 pp (6+3+2+2)
4º - Kaikias (Tarcisio Mattos) - 15 pp (1+5+5+4)
5º - Corta Vento (Carlos Augusto de Matos) - 17 pp (4+4+4+5)
 
HPE - após 4 regatas 
1º - SX4/Bond Girl (Rique Wanderley) - 12 pp (3+1+7+2)
2º - Ginga (Bruno Prada) - 17 pp (1+9+2+5)
3º - BSS (Marcelo Christiansen) - 21 pp (5+2+3+11)
4º - Bixiga (Pino Di Segn - 24 pp (6+7+4+7)
5º - Relaxa/Next (Roberto Mangabeira) - 26 pp (13+8+1+4)
 
ORC Geral - após 3 regatas
1º - Tomgape/Touché (Ernesto Breda) - 3 pp (1+1+1)
2º - Tembó Guaçu (Osvaldo Bagnoli) - 7 pp (2+3+2)
3º - Angela Star (Peter Siemsen) - 12 pp (3+5+4)
4º - Chroma(Luis Crescenzo) - 13 pp (7+3+3)
5º - Asa Alumínio (Mario Martinez) - 14 pp (1+7+6)
 
ORC 500 - após 4 regatas
1º - Tomgape/Touché (Ernesto Breda) - 5 pp (2+1+1+1)
2º - Tembó Guaçu (Osvaldo Bagnoli) - 12 pp (6+2+2+2)
3º - Angela Star (Peter Siemsen) - 15 pp (3+5+4+3)
4º - Chroma(Luis Crescenzo) - 17 pp (7+3+3+4)
5º - Asa Alumínio (Mário Martinez) - 19 pp (1+7+6+5)
 
ORC 600 - após 4 regatas
1º - Zeus (Inácio Vandressen) - 8 pp (2+2+3+1)
2º - Ventaneiro (Renato Cunha) - 9 pp (3+3+1+2)
3º - Mad Max (ARG - Julian Somodi) - 20 pp (11+1+2+6)
4º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 23 pp (6+5+8+4)
5º - Marlim (Escola Naval) - 27 pp (5+6+7+9)
 
ORC 650 - após 4 regatas
1º - Kiron (Leonardo Guilherme Cal) - 6 pp (3+1+1+1)
2º - Bravíssimo (Ivan de Porto Alegre Muniz) - 8 pp (2+2+2+2)
3º - Katana (Francisco Luis Altenburg) - 12 pp (1+4+4+3)
4º - Maestrale (Adalberto Casaes Jr.) - 15 pp (5DNF+3+3+4)
 
ORC 700 - após 4 regatas
1º - Prozak (Márcio Finamore) - 7 pp (1+2+3+1)
2º - Pachim Mar & Vela/Pacuíba (ARG- Leandro Sanches) - 10 pp (3+1+2+4)
3º - Angra (Escola Naval) - 14 pp (4+4+4+2)
4º - Zeppa (Diego Zaragoza) - 15 pp (2+3+1+9DNF)
5º - E-Ratix Siriúba (CHI - Carlos Parrague Ayala) - 19 pp (6+5+5+3)
 
RGS Maxi - após 4 regatas
1º - Maria Preta (José Barreti) - 5 pp (1+2+1+1)
2º - Saravah (Pierre Joullie) - 8 pp (3+1+2+2)
3º - Harpia III (Le Vent Mistral) - 13 pp (2+3+4+4)
4º - Náutico II (ARG) - 15 pp (5+4+3+3)
5º - Sessentão (Alain Simon) - 19 pp (4+5+5+5)
 
RGS A - após 4 regatas
1º - Troop Too (Luiz Eduardo de Lucena) - 6 pp (1+1+3+1)
2º - Brekelé (Escola Naval) - 10 pp (2+5+2+1)
3º - Fram (Felipe Aidar) - 13 pp (3+3+4+3)
4º - Jazz (Valéria Ravanni) - 14 pp (6+2+1+5) 
5º - Quiricomba (Escola Naval) - 20 pp (4+7+5+4)
 
RGS B - após 4 regatas 
1º - Tangaroa (James Bellini) - 6 pp (3+1+1+1)
2º - Palmares (José Romariz) - 17 pp (1+5+6+5)
3º - Revanche (Celso Faria) - 19 pp (10+2+4+3)
4º - BL3 (Clauberto Andrade) - 20 pp (7+7+2+4)
5º - Sereloco (Marcelo Cabral) - 21 (8+3+3+7)
 
RGS C - após 4 regatas 
1º - Mandinga (Jonas Penteado) - 4 pp (1+1+1+1)
2º - Azulão (Marcello Polônio) - 12 pp (5+3+2+2)
3º - Ariel (Luis Pimenta) - 20 pp (4+4+4+8)
4º - Semp Toshiba/Stroke (Andrea Rogix) - 27 pp (9+5+10+3) 
5º - Charade (Roberto Martins) - 27 pp (6+7+8+6)
 
RGS Cruiser A - após 4 regatas
1º - Sailing Adv. Travessura (Sérgio Gomes) - 8 pp (1+1+3+3)
2º - Chrispin II Kelvin Clima (José Carlos de Souza) - 9 pp (2+4+2+1)
3º - For Sale (Décio Goldfarb) - 9 pp (4+2+1+2) 
4º - Charlie Bravo (Prefeitura de Ilhabela) - 22 pp (5+9+4+4)
5º - Magaratz (Cláudio Birolini) - 23 pp (3+5+6+9)
 
RGS Cruiser B - após 4 regatas 
1º - Hélios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 5 pp (2+1+1+1)
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 9 pp (3+2+2+2)
3º - Boccalupo (Cláudio Melaragno) - 16 pp (1+6+5+4)
4º - BL3 / Alísios Wind Náutica (Domingos Carelli Neto) - 16 pp (6+3+4+3)
5º - Austral (Antônio de Faria) - 17 (5+4+3+5)
 
YCI e a RISW renovam doação à APAE de Ilhabela - O Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Rolex Ilhabela Sailing Week fizeram uma doação à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A ação beneficente é feita continuamente desde 2004 e ajuda as 74 crianças da entidade durante o ano inteiro. 
 
A APAE conta com uma equipe multidisciplinar com fonoaudióloga, psicoterapeuta, psicóloga e nutricionista. "Como a cidade é turística e não tem muitas indústrias,o apoio de um evento internacional é fundamental para as nossas atividades e proporciona bem-estar aos alunos excepcionais", revela Mônica Kurachina, presidente da APAE de Ilhabela. "Nossa maneira de agradecer esse olhar do YCI é trabalhando mais e mais".
 
"O YCI, por meio de sua diretoria de vela, sempre cumpre sua função social direta, tendo elegido a APAE de Ilhabela há muitos anos. A contribuição não é feita apenas na Rolex Ilhabela Sailing Week, como no Circuito de Vela Oceânica. Os dois eventos de vela tem o maior prestigio esportivo e não poderiam se furtar a estas ajudas, aos verdadeiros campeões, os alunos e seus pais. Muito nos orgulha fazer a doação ao longo do ano", revela José Nolasco, diretor de vela do YCI.
 
Programação da Rolex Ilhabela Sailing Week: 
 
13/7 
- 12h - Regatas para todas as classes
16h30 - Entrevista coletiva de Phillipe Costeau Jr. e Thassanee Wanick
- 17h - Confraternização
- 18h - Palestra: "Condição do Oceano e Soluções Possíveis", por Philippe Cousteau Jr e Thassanee Wanick
- 19h - Premiação do Campeonato Sul-Americano S40 e ORC
- 19h - Premiação do Campeonato Brasileiro e Campeonato das Classes RGS, C30 e M24,5
 
14/7 
- 12h - Regatas para todas as classes
- 17h - Confraternização
- 19h30 - Primeira Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week
- 21h - Segunda Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week
 
Coletiva de Philippe Cousteau Jr. - A Rolex Ilhabela Sailing Week programa diariamente entrevistas coletivas com os principais personagens da 39ª edição do maior evento náutico da América Latina. Nesta sexta-feira(13), o evento terá a presença de uma das maiores lideranças mundiais em sustentabilidade: Philippe Cousteau Jr., neto do lendário Jacques Cousteau. O ativista ambiental norte-americano fará a palestra "Condição do Oceano e Soluções Possíveis", marcada para as 18 horas. Antes, às 16h30, ao lado Thassanee Wanick, fundadora de GBC Brasil (Green Building Council Brasil), Philippe Cousteau Jr. receberá a imprensa no Yacht Club de Ilhabela.