Três Marias recebe o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser

Largada da Laser em Perth. Agora o desafio é em Três Marias / Foto: Paul Kane Três Marias - Entre os dias 19 e 27 de janeiro, o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser vai reunir cerca de 180 velejadores no lago da represa de Três Marias. Modalidade olímpica de vela com apenas um tripulante, a competição contará com representantes de 13 estados do País.

As disputas serão divididas em duas partes: a primeira acontecerá entre os dias 19 e 22 com as provas da categoria Radial Feminino e Masculino. No período entre 24 e 27 de janeiro será a vez dos competidores das categorias Standard e 4.7. Nos oito dias do campeonato, estão programadas dez regatas para cada uma das três classes. Os velejadores partirão do Iate Clube Náutico Três Marias. A competição será a primeira seletiva para os mundiais da International Laser Class Association – ILCA.

Localizada a 275 km de Belo Horizonte, Três Marias é a primeira cidade do interior do Brasil a receber uma competição nacional desse porte. Outro marco inédito é a realização do campeonato no reservatório de uma usina hidrelétrica. O município banhado pelo Rio São Francisco foi escolhido pelas condições ideais para a prática de vela em um dos maiores lagos do País, com 21 bilhões de metros cúbicos de água, sendo sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, o lago de Três Marias sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser (2008 e 2010) e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard (2009), além das três edições do Tiro de Canoa.

O  38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser é organizado pela Associação Brasileira da Classe Laser – ABCL, Prefeitura Municipal de Três Marias e Cemig, que também é patrocinadora do evento juntamente com a Votorantim Metais.

Pescadores na canoa - Os pescadores do Velho Chico vão dividir espaço com grandes nomes da vela nacional. Paralelamente ao 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, a cidade de Três Marias, no Noroeste de Minas, será palco do 4º Tiro de Canoa, competição que reunirá cerca de 50 pescadores profissionais, disputando o título de remador mais veloz da região.

Personagem do processo histórico de ocupação da região e importante no desenvolvimento do setor pesqueiro do Estado, a tradicional canoa é a embarcação destaque na corrida que acontece nos dias 21 e 22 de janeiro, no reservatório da Usina Hidrelétrica Três Marias. A competição contará com três categorias: canoa de madeira individual e de duplas, e de voga – embarcação com dois remos muito comum na região do Vale do São Francisco.

Três Marias - Rica em belezas naturais, Três Marias tem em suas águas um grande potencial turístico e econômico. A cidade é considerada referência para a prática de esportes náuticos e pesca, seja esportiva, profissional ou amadora. Oferece ainda belas praias e ilhas paradisíacas que atraem centenas de apreciadores de caminhadas ecológicas e degustação de pratos típicos, com cardápio abundante em peixes devido à promissora atividade pesqueira da região.

O município se destaca por abrigar um dos maiores espelhos de água doce do mundo, sendo revitalizado pela presença do fabuloso e importante Rio São Francisco, e emoldurado por diversas cachoeiras. Além das belezas naturais, Três Marias também se destaca no cenário cultural, com as veredas, verdadeiros oásis do sertão, que inspiraram o consagrado escritor João Guimarães Rosa, em sua maior referência literária: Grande Sertão Veredas.