Turma da 'Velha Guarda' volta com força e ameaça favoritos na Classe ORC

Orson em ação em Ilhabela/ Foto: Divulgação

Ilhabela - Além de ser o maior evento de vela oceânica da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week é uma competição especial para os velejadores, que se reúnem para competir e colocar o papo em dia. O Yacht Club de Ilhabela (YCI), entre os dia 7 e 14 de julho, receberá mais de 1.400 atletas que se dividirão em 150 barcos nas classes S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. Uma delas, em especial, terá uma mescla de profissionais e cruzeiristas: a ORC. 

A categoria dos veleiros ‘grandes’ tem o Tomgape (ex-Touché) como atual bicampeão. A turma da "velha guarda" espera usar o conhecimento da raia e o entrosamento de longa data para derrotar os favoritos, que além do time de Ernesto Breda tem barcos como o Tembó Guaçu (ex-Loyal), o Ventanero, o Miragem, o Katana e o San Chico. "São 20 anos de amizade, velejando em conjunto. Isso faz a diferença em um esporte coletivo. Apesar da vantagem dos adversários em relação a treinos, esperamos um resultado positivo neste ano", conta Mário Martinez, comandante do Asa Alumínio, que se considera azarão nesta edição 2012.

O grupo esteve neste mês em Antingua correndo a Semana de Vela do país caribenho. Venceu uma das regatas, velejando com um barco alugado. Para Ilhabela, a equipe do Asa Alumínio Vertigo fez alguns ajustes no veleiro. Foram substituídas as velas e uma nova quilha foi instalada. "Hoje somos mais cruzeiristas e menos regateiros. Muita coisa mudou para melhor e os times estão treinando e investindo mais. Contamos com a mesma tripulação e teremos tempo para ajustar as manobras até a regata inicial", explica Mário Martinez, que já teve a bordo atletas como Torben e Lars Grael, Maurício Santa Cruz e Eduardo Penido.

O Orson/Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, também aposta no entrosamento da equipe para tentar surpreender. Mesmo assim, o barco foi turbinado para a Rolex Ilhabela Sailing Week. "Fizemos até uma nova medição. Vamos estrear nossos spinakers (velas de proa maiores, também chamadas de balão) nas regatas de julho. A base da tripulação já veleja junta há um bom tempo e, na verdade, só precisamos ajustar nossas manobras no Warm Up", conta o comandante do veleiro, falando sobre a disputa da segunda etapa da Copa Suzuki Jimny, batizada de Warm Up, nos próximos dois fins de semana.

Inscrições - A 39ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week já atingiu mais de 50% do limite total de inscritos, definido em 150 embarcações. O processo começou no dia 1º deste mês e deve acabar antes do prazo de 30 de junho. A cidade deve receber mais de 1.400 velejadores entre os dias 7 e 14 de julho e o Yacht Club de Ilhabela (YCI) está preparado para receber com conforto e segurança os atletas.

"Essa procura mostra a importância da Rolex Ilhabela Sailing Week no cenário mundial. É um evento imperdível e todos os amantes da vela de oceano reservam essa data em seu calendário. Por isso, nossa responsabilidade aumenta dentro e fora da raia", revela José Nolasco, diretor de vela do YCI.

O valor da inscrição por tripulante até o dia 31 será de R$ 270,00. Entre 1 e 15 de junho, o preço será de R$ 320,00. Depois desta data, até o limite de inscritos, a taxa será de R$ 400,00. No site www.risw.com.br, há um link direto para a área de inscrições. O velejador receberá uma senha e, na sequência, poderá fazer o cadastro.

As classes confirmadas são: S-40, ORC, HPE 25, C30 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 8 de julho, com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.