Americana derruba lenda japonesa na luta Olímpica

Helen Maroulis impediu o histórico tetracampeonato de Saori Yoshida na categoria até 53kg / Foto: Julian Finney/Getty Images

Rio de Janeiro - Saori Yoshida só sofreu três derrotas em sua carreira profissional na luta Olímpica. E uma delas, nesta quinta (18), lhe custou um lugar na história. A lutadora japonesa chegou perto de igualar o feito da compatriota Kaori Icho, única tetracampeã Olímpica do esporte, mas caiu na final da categoria até 53kg, disputada na Arena Carioca 2, e não conseguiu. 
 
Treze vezes campeã mundial, Icho levou o ouro em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Sua trajetória parou na americana Helen Maroulis, que venceu por pontos. 
 
“Ela foi mais forte do que eu. Eu deveria ter atacado antes e com mais velocidade, mas ela teve mais força”, resumiu Yoshida. 
 
Se a japonesa perdeu a chance de fazer história, o mesmo não pode ser dito sobre a americana, primeira mulher de seu país a ganhar o ouro na luta Olímpica. 
 
“Eu sonhei em vencê-la por muito tempo. Ela é uma heroína. É a atleta mais vitoriosa do meu esporte. Foi uma honra tê-la derrotado”, comentou Maroulis. 
 
Os dois bronzes da categoria foram para Sofia Mattsson, da Suécia, e Natalya Sinshin, do Azerbaijão.
 
Japão vence na categoria até 63kg - Se levou a prata com Yoshida, o Japão foi ao topo do pódio na categoria até 63kg com Risako Kawai, que Maryia Mamashuk, de Belarus, por pontos na decisão. A polonesa Monika Michalik e a cazaque Yekaterina Larionova completaram o pódio. 
 
Nesta sexta (19), duas categorias colocarão suas medalhas em jogo no Rio 2016: até 57kg e até 74kg, ambas no masculino.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook