Brasileiros vencem Copa Brasil Internacional de Wrestling e miram Tóquio 2020

Equipe nacional leva a melhor contra estrangeiros nos três estilos da modalidade e promete chegar ainda mais forte nos Jogos Olímpicos do Japão / Foto: Ruiva Fight/CBW

Rio de Janeiro - Os atletas brasileiros conquistaram o título da Copa Brasil Internacional de Wrestling 2016 disputada no último sábado no Iate Clube Jequiá, Ilha do Governador, Rio de Janeiro.  
 
Com as presenças de atletas de Argentina, Chile e Guatemala, os lutadores nacionais dominaram os três estilos olímpicos: greco-romano, livre e wrestling feminino e venceram também o troféu por equipes. O torneio foi o último da categoria sênior (adulta) em um ano que marcou o recorde de participação brasileira em uma edição de Jogos Olímpicos, com cinco atletas classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
“Os resultados da Copa Brasil apontam uma geração promissora que vai somar com os atletas mais experientes que colocaram o Brasil de vez no cenário mundial neste último ciclo. Tenho certeza que o wrestling feminino vai ganhar a companhia dos atletas dos estilos greco-romano e livre para os próximos quatro anos. Vamos trabalhar para que venha a primeira, a segunda e quem sabe até a terceira medalha já no Jogos do Japão”, projetou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.
 
No estilo greco-romano, campeões já estabelecidos no cenário mundial como Ângelo Moreira, Davi Albino, Diego Romanelli e Ronisson Brandão ganharam a companhia das promessas Calebe Correa, Joílson Júnior e Rafael Crystello Filho entre os donos da medalha de ouro. No wrestling feminino, sem a presença das olímpicas, Aline Silva, Lais Nunes, Gilda Oliveira e Joice Silva, o destaque ficou por conta de Camila Fama, ouro na categoria até 69kg e Mayara Graciano, primeiro lugar na categoria até 58kg.
 
Já no estilo livre masculino, Pedro Rocha até 86kg, confirmou o favoritismo e venceu sua divisão de peso. Já  Phelipe Carvalho, revelação do estilo ficou com a medalha de ouro na categoria até 74kg. O calendário do wrestling nacional possui mais duas competições ainda em 2016 no mês de dezembro. O campeonato brasileiro de Beach Wrestling, no Amazonas e o Campeonato Brasileiro Master, no Rio de Janeiro.
 
Estilo greco-romano
 
Categoria até 59kg
1º lugar – Calebe Correa (BRA)
 
Categoria até 66kg
1º lugar – Diego Romanelli (BRA)
 
Categoria até 71kg
1º lugar – Joílson Júnior (BRA)
 
Categoria até 75kg 
1º lugar – Ângelo Moreira (BRA)
 
Categoria até 85kg
1º lugar – Ronisson Brandão (BRA)
 
Categoria até 98kg 
1º lugar – Davi Albino (BRA)
 
Categoria até 130kg
1º lugar – Rafael Crystello Filho (BRA)
 
Wrestling feminino
 
Categoria até 48kg
1º lugar – Kamila Barbosa (BRA)
 
Categoria até 53kg 
1º lugar – Gracyenne Helena (BRA)
 
Categoria até 55kg
1º lugar – Caroline  Soares (BRA)
 
Categoria até 58kg 
1º lugar – Mayara Graciano (BRA)
 
Categoria até 63kg 
1º lugar – Dailane Gomes (BRA)
 
Categoria até 69kg
1º lugar – Camila Fama (BRA)
 
Categoria até 75kg
1º lugar – Thais Oliveira (BRA)
 
Estilo livre
Categoria até 57kg
1º lugar – Yerson Henao (CHI)
 
Categoria até 61kg
1º lugar – Andre Quispe (CHI)
 
Categoria até 65kg
1º lugar - Wilgner Silva
 
Categoria até 70kg
1º lugar – Willian Naim (BRA)
 
Categoria até 74kg 
1º lugar – Phelippe Carvalho (BRA)
 
Categoria até 86kg
1º lugar – Pedro Rocha (BRA)
 
Categoria até 125kg 
1º lugar – José Rodrigo (GUA)
 
Resultado por equipes
1º lugar – Brasil
2º lugar – Chile
3º lugar – Guatemala

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook