Kaori Icho faz história com tetra na luta Olímpica

Japonesa é a primeira mulher a ganhar o ouro em quatro edições seguidas em provas individuais e a primeira atleta do esporte a sagrar-se tetracampeã / Foto: Lars Baron/Getty Images

Rio de Janeiro - Kaori Icho chegou aos Jogos Rio 2016 como um dos maiores nomes da história da luta Olímpica. E deixará o Brasil como uma lenda. Nesta quarta (17), a lutadora japonesa dominou a categoria até 58kg e conquistou seu quarto ouro Olímpico consecutivo na Arena Carioca 2. 
 
Com o título, a lutadora fez história com diversas marcas quebradas. Kaori é, agora, a primeira mulher na história Olímpica a ganhar o ouro em provas individuais em quatro edições consecutivas dos Jogos, a única atleta tetracampeã Olímpica da luta estilo livre e a primeira japonesa a subir ao topo do pódio quatro vezes nos Jogos. 
 
Kaori, que ficou invicta entre 2003 e 2016 e é dona de dez títulos mundiais, derrotou a russa Valeriia Zholobova por pontos no combate final. Os bronzes da categoria ficaram com a indiana Sakshi Malik e com a tunisiana Marwa Amri. 
 
A japonesa dedicou a conquista à memória de sua mãe, que faleceu em 2015.
 
Japão leva mais dois ouros - O Japão levou outros dois ouros nesta quinta. Na categoria até 48kg do feminino, Eri Tosaka venceu Mariya Stadnik, do Azerbaijão, por pontos. A búlgara Elitsa Yankova e a chinesa Yanan Sun subiram ao pódio com o bronze. 
 
Na categoria até 69kg, a campeã foi a também japonesa Sara Dosho, que bateu a russa Natalia Vorobeva por pontos. Anna Jenny Fransson, da Suécia, e Elmira Syzdykova, do Cazaquistão, levaram as medalhas de bronze. 
 
Nesta quinta (18), acontecem as disputas de outras três categorias do feminino: até 53kg, até 63kg e até 75kg, onde compete a brasileira Aline Silva, vice-campeã mundial em 2014.

Veja Também: