Luta olímpica chega ao Japão para intercâmbio de olho no Rio 2016

Imagens dos últimos treinamentos das brasileiras no Japão / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - As seis titulares da luta olímpica brasileira chegaram nesta quarta-feira (13.04) ao Japão para mais uma etapa de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Aline Silva da categoria até 75kg, Gilda Oliveira até 69kg, Joice Silva até 58kg e Lais Nunes até 63kg treinam em Tóquio até o próximo maio no Ajinomoto Training Center. As lutadoras estão classificadas para os Jogos Olímpicos.  
 
Já Susana Santos, até 48kg, e Giullia Penalber, até 53kg, realizam parte do treinamento no Japão e depois seguem para Ulan Bator na Mongólia, onde buscam as vagas no primeiro Pré-Olímpico Mundial, que acontece de 22 a 24 de abril, e que classifica as duas primeiras atletas de cada categoria para os Jogos Olímpicos do Rio.
 
“Quando me perguntam se tenho algum ídolo, sempre respondo Japão e o povo japonês. Além da cultura, sempre que chegamos ao país somos recebidas e tratadas com muito carinho e respeito. No estilo livre feminino, o Japão é tido com a mais forte do mundo, com duas tricampeãs olímpicas, Saori Yoshida e Kaori Icho. Os treinos são sempre intensos e tenho certeza que vão nos ajudar bastante na preparação”, elogiou Aline Silva, vice-campeã mundial em 2014.
 
Apenas três equipes já confirmaram presença em todas as seis categorias olímpicas no estilo livre feminino que serão disputadas nos Jogos do Rio. Além das japonesas, chinesas e canadenses já classificaram suas atletas. A equipe brasileira vem na sequência com quatro atletas garantidas na competição, um recorde da modalidade.
 
Parceria - Além do convênio de intercâmbios entre a Federação Japonesa e a Confederação Brasileira, que inclui a ida das atletas nacionais ao menos uma vez por ano para um período de treinamentos no Japão, a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) firmou parceria com a empresa japonesa Ajinomoto, que passa a ser a fornecedora oficial de suplementos aos atletas brasileiros. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Pedro Gama Filho, explica a parceria.
 
“A Ajinomoto ajuda na recepção e nutrição dos nossos atletas no Japão e na suplementação dos nossos atletas aqui no Brasil. Além dos suplementos, temos uma parceria de intercâmbio com a Federação Japonesa iniciada neste ciclo olímpico e que vai se estender até 2020, quando o Japão será a sede dos Jogos. As atletas estão transformando esses intercâmbios em resultados”, afirmou Pedro Gama Filho.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook