Etíopes dominam a 28º Maratona de Florença

Os nove mil corredores que disputaram a 28º edição da Maratona de Florença, enfrentaram condições perfeitas para a disputa da corrida apesar dos 6 °C / Foto: Divulgação/IAAFFlorença - Os corredores da Etiópia mostraram mais uma vez a sua força e venceram a 28º edição da Maratona de Florença, na Itália. Na prova masculina, Berga Bekele cruzou a linha de chegada em 2 horas, 9 minutos e 52 segundos. No feminino, Asha Gigi completou em 2 horas, 31 minutos e 36 segundos.

Os nove mil corredores que disputaram a 28º edição da Maratona de Florença, enfrentaram condições perfeitas para a disputa da corrida apesar dos 6 °C. No ano passado, os corredores enfrentaram condições climáticas péssimas, com fortes ventos e muita chuva.

No domingo, a Maratona de Florença mudou seu percurso pela primeira vez em 27 edições. A largada da Maratona foi realizada no Lungarno Pecori Giraldi e a chegada ocorreu na Santa Croce Square.

Na prova masculina, oito corredores fizeram grande começo de prova. Zembaba Yemanu, Berga Bekele, Tekie Medhane, Gela Hailu, Ronald Rutto, Joseph Ngey, Kidane Abrão e Saki Abdelkabir disparam na frente e seguiram juntos nos primeiros quilômetros. Mas os etíopes, Bakele e Hailu Gela começaram a aumentar o ritmo a partir do quilômetro 30, e conseguiram abrir do pelotão.

No quilômetro 39, Bekele dispararou na frente de seu compatriota e fechou a prova com 2 horas, 9 minutos e 52 segundos. Hailu Gela Seifu chegou em segundo, confirmando a dobradinha. O marroquino Abdelkabir Saji chegou em terceiro para fechar o pódio, quase três minutos depois que os etíopes.

Na prova feminina, a etíope Asha Gigi dominou a prova desde o começo. No quilômetro 21, Gigi abriu 2 minutos para o pelotão principal e mantave o ritmo forte até o final da prova, vencendo com tranquilidade com o tempo de 2 horas 31 minutos e 36 segundos. Em segundo lugar, quase quatro minutos depois, chegou a marroquina Janat Hanae. Ela cruzou a linha de chegada com a marca de 2 horas 34 minutos e 22 segundos. Em terceiro lugar, correndo em casa, ficou a italiana Gloria Marconi.