Jean Carlos consegue na Holanda índice para o Mundial de Atletismo

Mais de 30 mil atletas participaram da Maratona de Amsterdam / Foto: Divulgação /MizunoSão Paulo - O brasileiro Jean Carlos da Silva conseguiu o 16º lugar na Maratona de Amsterdã, na Holanda, disputada neste domingo 17. O maratonista, de 28 anos, fez os 42,195 km da prova em 2:15:24. Além de melhorar em mais de quatro minutos seu recorde pessoal na distância, Jean Carlos fez o Índice para o Campeonato Mundial de Atletismo, marcado para agosto de 2011 em Daegu, na Coreia do Sul.

 

Atleta da BM&FBovespa, treinado por Ricardo D' Angelo, Jean Carlos treina no núcleo de Campinas da equipe. Agora ele é o número 2 do Ranking nacional da maratona, atrás apenas de Marilson dos Santos. O Índice masculino estabelecido pelo Conselho Técnico da CBAt é 2:16:13 e deve ser obtido no período que vai de 1º de setembro último a 8 de maio de 2011.

"Estava uma manhã de sol, bem agradável, com temperatura próxima a 10 graus, sem vento. Passei a metade da prova (21,1 km) em 1:06.31. Era o ritmo proposto e estava me sentindo bem. Pouco depois do km 35, senti fortes dores no estômago, mas mesmo assim não caiu muito o ritmo. Gostei do resultado, apesar de ter uma perspectiva melhor. Vou treinar mais e posso baixar esse tempo", declarou o atleta.

"Jean retorna da Europa na terça-feira 19. Aí descansará por duas semanas e já retomará seus treinos para os compromissos da próxima temporada", informou D' Angelo.

Getu Feleke também fez bonito na Holanda. O etíope completou o percurso em primeiro lugar com 2 horas 05 minutos e 44 segundos, e de quebra bateu a marca feita pelo queniano Gilbert Yegon, conquistada ano passado (2h06min18), estabelecendo assim o novo recorde da prova. O segundo lugar ficou para Wilson Chebet, do Quênia, com o tempo de 2 horas 06 minutos e 12 segundos. Chala Dechase, da Etiópia, completou o pódio com  2 horas 07 minutos e 24 segundos.

Entre as mulheres, mais uma vez o domínio foi dos africanos. A queniana Alice Timbilil cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 2 horas 25 minutos e 03 segundos. Eyerusalem Kuma e Robe Guta, ambas da Etiópia, ficaram em segundo e terceiro respectivamente.  

 Resultados da Maratona de Amsterdam

http://evenementen.uitslagen.nl/2010/amsterdammarathon/index-en.html