Patrick Makau quebra o recorde mundial e é bicampeão da Maratona de Berlim

O queniano Patrick Makau tirou o lugar mais alto do pódio de seu compatriota e o maior vencedor das ruas de Berlim, Haile Gebrselassie, que vencia a prova desde 2006 / Foto: Divulgação IAAF

Berlim - O queniano Patrick Makau não deu chances aos adversários e garantiu o bicampeonato da Maratona de Berlim, disputada no último final de semana, na Alemanha. Makau dominou a prova durante a maior a parte do tempo e entrou para história, conquistado o recorde mundial da prova que pertencia desde 2008 ao seu compatriota Haile Gebrselassie.

A Maratona de Berlim com distância oficial de 42 mil 195 metros, é considerada uma das maratonas mais importantes do mundo. A primeira edição aconteceu em 1974. Neste ano de 2011 foi disputada a 38º edição.

Em 2010, o queniano Patrick Makau tirou o lugar mais alto do pódio de seu compatriota e o maior vencedor das ruas de Berlim, Haile Gebrselassie, que vencia a prova desde 2006. Neste domingo, 25 de setembro, o queniano de 26 anos, conseguiu o lugar mais alto do pódio pelo segundo ano seguido, cruzando a linha de chegada com o tempo de 2 horas, 03 minutos e 38 segundos. O tempo é o novo recorde mundial da distância, superando o antigo recorde,  estabelecido em 2008 (2 horas 03 minutos e 59 segundos) por Haile Gerbraselassie.

Os quenianos Stephen Chemlany e Edwin Kimaiyo cruzaram a linha de chegada na segunda e terceira posição, respectivamente. O vencedor de quatro anos seguidos, e dono do antigo recorde mundial, Halie Gebrselassie, de 38 anos, teve problemas estomacais durante a prova, e não conseguiu termina-la.

No feminino outra vitória queniana. Florance Kiplagat também dominou toda a prova, cruzando a linha de chegada em 2 horas 19 minutos e 43 segundos. A alemã Irina Mikitenko ficou com o segundo lugar, completando o percurso em 2 horas 22 minutos e 18 segundos. A britânica Paula Radcliffe, recordista mundial da prova, ficou com a terceira colocação.

O país que mais venceu a maratona da capital alemã foi o Quênia, com 11 conquistas. Os alemães tem 6 conquistas. Empatados em terceiro lugar, estão os britânicos e os etíopes, com quatro conquistas cada um.

Apenas um brasileiro conseguiu vencer a Maratona de Berlim em toda a história. Ronaldo da Costa venceu a prova e quebrou o recorde mundial em 1998, com o tempo de 2 horas 06 minutos e 05 segundos.