Pela primeira vez em 7 anos, americanos disputam a Maratona de Havana

 25º edição da Maratona de Havana, foi disputada por 3 mil corredores, entre eles, 239 estrangeiros de 59 países diferentes. Pela primeira vez desde 2003, a competição contou com a participação de corredores americanos / Foto: DivulgaçãoHavana - Foi disputada no último domingo, dia 20 de novembro,  a 25º edição da Maratona de Havana. Pela primeira vez desde 2003, corredores americanos participaram entre os 3 mil corredores. Os cubanos venceram no masculino e no feminino.

A 25ª edição da Maratona de Havana foi disputada no último domingo, dia 20 de Novembro, por 3 mil corredores. Entre os participantes estavam 239 estrangeiros, de 59 países diferentes. Pela primeira vez desde 2003, a competição contou com a participação de corredores americanos.

Em janeiro, o governo do Barack Obama, anunciou uma nova flexibilização das normas sobre as viagens a Cuba. O acordo foi feito apenas para alguns grupos, estudantes acadêmicos, jornalistas, atletas e membros de organizações religiosas. O objetivo do novo acordo foi aumentar o contato entre os cubanos e americanos, além de apoiar a sociedade civil cubana.

A largada da Maratona de Havana aconteceu no Passeio do Prado de Havana. O domínio cubano na edição de 2011 da prova foi claro, com vitórias no masculino e no feminino.

Entre os homens, Alexei Machado cruzou a linha de chegada na primeira posição, com o tempo de 2 horas, 28 minutos e 04 segundos. A vitória entre as mulheres foi de Yadira González, que completou o percurso da prova com o modesto tempo de 3 horas 14 minutos e 40 segundos. Vale lembrar que o recorde Mundial, recentemente aceito pela a IAAF, pertence a britânica Paula Radcliffe, com 2 horas 15 minutos e 25 segundos.