Queniano de 21 anos conquista o bi da Meia Maratona de Paris

Com a largada e chegada na Torre Eiffel, de baixo de chuva e muito frio na capital francesa, pelo segundo seguido, o queniano de apenas 21 anos John Nzau Mwangangi venceu a edição de 2011. / Foto: Divulgação/IAAF Paris - O queniano John Nzau Mwangangi, de apenas 21 anos, venceu a 33ª edição da Meia-Maratona de Paris, realizada no último sábado, dia 8 de outubro, na capital francesa. Com a largada e chegada na Torre Eiffel e de baixo de chuva e muito frio, Mwangangi conquistou a vitória pelo segundo seguido. No feminino, a vitória também foi queniana. Sarah Chepchirir cruzou a linha de chegada na primeira colocação depois de completar o percruso em 1 hora 06 minutos e 06 segundos.

Os corredores começaram a prova de baixo de muito chuva. Por causa do asfalto escorregadio, os atletas optaram por um início de prova com muita cautela. Apesar das condições difíceis, o queniano John Nzau Mwangangi tomou a liderança, mas foi seguido de perto pelos companheiros de equipe Isaías Ondieki e Kenesi Geoffrey.

Na metade da prova, John Nzau Mwangangi tinha 10 segundos de vantagem para o segundo colocado. Ele completou a primeira chegou na metade da prova com 29 minutos e 19 segundos. Quando a chuva deu uma tregua, o queniano aproveitou para aumentar o ritmo.

Durante a passagem do Museu do Louvre, John conseguiu abrir uma distância de 30 metros para o etíope Feyisa Bekele e os dois marroquinos Mustapha El Aziz e Hicham Adibad.

Faltando apenas três quilômetros para o fim da corrida, John Nzau Mwangangi manteve o ritmo forte, até a cruzar a linha de chegada na Torre Eiffel. A disputa de segundo e terceiro lugar foi emocionate. Bakele e Aziz correram lado a lado até os últimos metros. No final, o etíope levou a melhor e ficou com a segunda posição.

O queniano, de apenas 21 anos, conquistou a vitória e o bi na Meia Maratona de Paris. “Espero voltar no próximo ano e conquistar a tri. Estou muito feliz pela minha vitória. Hoje tive uma certa impressão que eu estava mais forte que ano passado. A diferença deste ano foi que a corrida começou muito lenta por causa da chuva, mas na metada da prova a chuva parou e aumentei meu ritmo, consegui uma boa vantagem até a linha de chegada”, Para se preparar, John volta pra sua casa em Machakos, daqui duas semanas será realizada a Meia Maratona de Valência.

Entre as mulhres, a disputa pela primeira colocação foi emocionante. As quenianas Sarah Chepchirir, Mirriam Wangari e Eose Chelimo travaram uma verdadeira batalha pelo primeiro lugar. Quem se deu a melhor foi Sarah Chepchirir, com o tempo de 1 hora 06 minutos e 06 segundos. “Estou muito feliz pela minha vitória. Por causa do tempo a corrida ficou difícil, mas tentei dar meu máximo para vencer. Começamos todas juntas, num ritmo suave, e depois começamos a acelerar após a marca dos 8 quilômetros”.


Confira o resultado da 33ª edição da Meia-Maratona de Paris:


Masculino


1. John Nzau Mwangangi (KEN) 58:14

2. Woldemikael Feyisa Bekele (ETH) 58:22

3. Mustapha El Aziz (MAR) 58:25


Feminino


1. Sarah Chepchirir (KEN) 1:06:06

2. Mirriam Wangari (KEN) 1:06:15

3. Rose Chelimo (KEN) 1:06:23