Ultramaratonista santista conquista 3º lugar na XTreme Race 2018

João Magalhães conquista 3º lugar na XTreme Race 2018 / Foto: Natasha Guerrize

Argentina - Em sua primeira prova internacional, o ultramaratonista João Magalhães  conquistou a terceira colocação na XTreme Race 2018, realizada neste domingo (18), na cidade de Córdoba, na Argentina. O santista de 19 anos percorreu 60 Km em 7h45min52s, sendo apenas ultrapassado pelo boliviano Maximiliiano López e o argentino, Fernando Quiroga, este último, campeão da prova. 
 
“Foi uma prova de aventura total. O percurso é muito desafiante, íngreme. Mas foi uma experiência incrível. A organização da prova também me considerou o destaque da prova, por ser o atleta mais novo competindo nesta edição”, contou o ultramaratonista, contente por representar a cidade de Santos pela primeira vez em competições internacionais fora do Brasil.
 
O ano de 2018 tem sido de muitas conquistas para o jovem ultramaratonista. Foi recorde na 7ª Corrida Vertical - Escadaria do Monte Serrat em 2018, superando o polonês Piotr Lobodzinski, vice-campeão da Maratona Internacional de Peruíbe e campeão com quebra de recorde na Ultramaratona Bertioga-Maresias, ao lado de seu companheiro de treino, Rodrigo Santejo. 
 
Quem vê a meteórica ascensão, fruto da disciplina e foco do jovem ultramaratonista, não imagina que seu sonho estava nas quatro linhas. Ex-volante da base do Santos FC, onde atuou por oito meses em 2016, João Magalhães já demonstrava em campo que a velocidade era seu ponto forte. Após passagens pela base da Portuguesa Santista e no Sorrento, da segunda divisão italiana, decidiu retornar a Santos, depois de uma conversa com a cunhada de Valmir Nunes, seu atual treinador. 
 
A troca do futebol para o atletismo foi um caminho natural para João, embora não esperasse a evolução em curto espaço de tempo. “O mais complicado foi falar para os meus pais que ia desistir do futebol”, comentou. “É mais difícil vermos ultramaratonistas de destaque, no futebol, as chances de estabilidade financeira são maiores. Nossos pais querem sempre o melhor, é normal o estranhamento de início. Mas depois, viram meu desempenho e passaram a me dar apoio”.
 
Além do atletismo, João Magalhães concilia sua rotina com os estudos. Atualmente, cursa o segundo semestre de Educação Física na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), produzindo até artigo científico aprovado para apresentação no Celafiscs, considerado um dos mais importantes Simpósios de Ciências do Esporte em nível internacional. 
 
“Era um sonho antigo cursar Educação Física, minha vida é toda ligada ao esporte. A Universidade tem me abraçado de uma maneira incrível concedendo uma bolsa de estudos, sem contar que todos os professores e colegas compreendem meu calendário de provas, me apoiam, incentivam... e a iniciação científica tem me interessado muito. Tem muita coisa ainda para aprender nesses próximos anos”, completou a joia da ultramaratona.
 

Veja Também: