Cielo, Chierighini e Thiago na briga por mais finais

 Eliminatórias 50m livre: Cielo, entre Chierighini (raia 6) e o francês Manadou / Foto:  Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Barcelona - Cesar Cielo, Marcelo Chierighini e Thiago Pereira. Três atletas e duas provas para o Brasil a partir das 13h de Brasília, em provas semifinais nesta sexta-feira, 2/08. Cesar Cielo é o segundo melhor para as eliminatórias dos 50m livre (21s76) atrás apenas do atual campeão olímpico, o francês Florent Manaudou (21s72). Marcelo Chierighini (22s01) se classificou em oitavo entre os 16 semifinalistas. Os três nadaram lado a lado na última série. Thiago Pereira também passou à semifinal dos 100m borboleta, na 12ª posição (52s23).
 
Pela primeira vez Cesar Cielo volta à raia mundial para competir na prova mais rápida de todas depois dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, onde terminou com a medalha de bronze pelo tempo de 21s59. "Foi bom... pra manhã, ainda com sono, primeira prova do dia. Tentar melhorar minha saída à tarde, que nem foi ruim, mas a do Manadou foi excepcional. E tentar fazer um bom tempo na Semi pra ter uma boa colocação na final", disse o bicampeão mundial da prova.
 
Marcelo Chierighini, 22 anos, é o segundo brasileiro da prova e vai surgindo naturalmente como a promessa do país para o futuro próximo entre os velocistas. "Gostei do resultado. Os 50m é uma prova legal, que eu gosto muito porque não tem aquela dor dos 100m livre. Tenho que ver o vídeo porque senti que minha saída pode melhorar", disse.
 
Um dia após a medalha de bronze nos 200m medley, Thiago Pereira voltou à piscina do Palau Sant Jordi para a disputa dos 100m borboleta, prova que nunca nadou em nível mundial. "Eu puxei uma última braçada que acabei errando, mas pelo menos consegui o objetivo que era entrar na semifinal. Só de acertar a chegada acho que já dá para ficar entre os oito primeiros. São pequenos detalhes que ainda estou me acostumando na prova de velocidade, e que te tiram de uma final ou de uma medalha. Eu comecei a nadar mais esta prova este ano e é a primeira vez que nado em nível mundial. A pressão é bem menor, mas vou ficar bem feliz de ser finalista", disse Thiago.
 
Nas outras provas do dia, Daynara de Paula terminou em 20º nos 50m borboleta, Carolina Bilich ficou em 26º nos 800m livre e o revezamento 4x200m livre masculino terminou na 11ª colocação, ficando fora da final. "Patinei na chegada", lamentou Daynara, pois "esta era a prova que tinha mais chance". A brasileira foi semifinalista dos 100m borboleta, terminando em 15º. Já Carol estava conformada com a sua performance.
 
"Hoje foi minha última prova e o Mundial valeu como experiência. Vi que tenho ainda muito a melhorar, pois enquanto fazemos força para fazer um certo tempo, elas comem água, fazem com facilidade. Mas em 2016, espero e vou estar bem melhor", completou Carol, que se surpreendeu ao saber que o hoje medalhista mundial de bronze dos 200m medley, terminou na 18ª colocação da prova há 10 anos, em seu primeiro Mundial, aqui mesmo em Barcelona.
 
Nicolas Oliveira, o mais experiente do quarteto, analisou o desempenho do revezamento, que completou a prova em 7m15s97, na 6ª colocação de sua série, a 11ª geral. "Acho que temos que nadar mais como time. Estamos ainda muito no individual, e precisamos nos entrosar mais. Todos deram o máximo, tenho certeza, mas ainda vamos melhorar muito para os Jogos do Rio, no qual todos querem brilhar", disse Nicolas Oliveira, que abriu o reveza brasileiro em terceiro na segunda série, com 1m47s93. Nilo liderou os primeiros 100 metros. Depois caiu Fernando Ernesto na piscina, que completou em 1m49s21, deixando o Brasil em quinto. O terceiro a cair na água foi João de Lucca, que vou baixo e marcou 1m47s96, com o Brasil voltando ao terceiro posto. Por fim, Vinícius Waked fez 1m50s87.
 
 
Eliminatórias - 2/08
 
2º - Cesar Cielo - 21s76 / 8º - Marcelo Chierighini - 22s01 - 50m livre M (ambos na semifinal)
11º - Brasil (Nicolas Oliveira, Fernando Ernesto, João de Lucca e Vinícius Waked) - 4x200m livre - 7m15s97
12º - Thiago Pereira - 200m medley - 52s23 (semifinal)
20º - Daynara de Paula - 50m borboleta - 26s68
26º - Carolina Bilich - 800m livre - 8m52s10
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook