Nicholas e Cielo voam nos 50m borboleta em Barcelona

Nicholas Santos, melhor tempo da semifinal dos 50m borboleta / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Barcelona - Eles prometeram e cumpriram. Nicholas Santos (22s81) e Cesar Cielo (22s86) , que nas eliminatórias ficaram em discretos 11º e 8º lugares, respectivamente, nadaram feito gente grande na parte da tarde e estão com o primeiro e o segundo tempo para a final dos 50m borboleta, que acontece a partir das 13h (de Brasília), desta segunda-feira, 29/07, e podem fazer a terceira dobradinha do Brasil em Barcelona.
 
"Estava esperando sim. Acho que ainda tem um pouquinho de melhora. Na saída acabei vacilando e a chegada não foi aquela chegada na parede. Espero que a gente mantenha esse um e dois, mas amanhã não pode vacilar. Acho que são 16 centésimos entre o primeiro e o sétimo. Vai ter que ser uma prova técnica e aquela chegada na parede. Vai ser o dia de tirar a prova perfeita. Vai ser aquela chegada Phelps- Cavic em 2008 ou Le Clos-Phelps em 2012. Vai chegar todo mundo junto e quem chegar mais forte vai levar a prova. Fiquei surpreso com os dois da minha série que são novos, tem 18, 19 anos e com o Busquet. Quem fez 22 segundos colocou na cabeça que pode ganhar a prova sim, porque está todo mundo muito perto. É legal que não é uma rivalidade só entre a gente, mas em nível mundial. Espero que a gente não consiga fazer essa dobradinha só no Maria Lenk (Troféu Maria Lenk), mas aqui também", declarou Cielo.
 
Nicholas concorda que a final está muito forte. "Consegui nadar um pouquinho mais rápido agora. Muita gente nadando pra 22s e quem estiver com a cabeça mais tranquila e encaixar melhor a prova, leva o pódio. Meu objetivo é baixar mais, nadar para 22s6. Acho que dá pra torcer por uma dobradinha sim", disse Nicholas.
 
Felipe Lima será o outro brasileiro na final do segundo dia no Palau Sant Jordi. Ele ficou com o quinto tempo das semifinais nos 100m peito, finalmente quebrando a barreira do minuto (59s84). João Júnior (1m00s40) terminou no 14º posto e não passou à decisão.
 
"Classificado para a final. Mais um degrau vencido. Amanhã é outra prova. Amanhã é chegar e lutar por isso, por medalha. Está todo mundo próximo. Cada prova é diferente de outra e você tem que estar preparado para o que vier. Estou bem preparado, bem treinado e sei que vou conseguir um excelente resultado amanhã", disse Felipe.
 
João Júnior disse que vai se recuperar para nadar bem os 50 metros do mesmo estilo. "Na hora da largada eu não saí tão bem. É uma semifinal, entre os melhores do mundo e é meio pesado ainda, mas agora é botar a cabeça no lugar para nadar bem os 50 ainda", explicou.
 
Daynara de Paula melhorou o tempo na semifinal para 59s04, mas continuou com o mesmo 15º lugar. "Tentei fazer os primeiros 50m segurando para voltar forte, mas foi bom. Pensei que fosse pegar a final, mas tudo bem. Fiz muita força, dei o máximo e é isso que importa. Fiquei um ano e meio mudando muito de técnico e de clube. Acho que faltou mais um pouco de carga de treino", explicou Daynara.
 
O revezamento 4x100m livre do Brasil com Nicolas Oliveira (48s72), Fernando Ernesto (48s98), Vinícius Waked (49s19) e Marcelo Chierighini (47s56) ficou com o sétimo lugar na final pelo tempo de 3m14s45. "Há quatro anos o Brasil não entra nesta final e isso foi importante. É um revezamento novo que precisa ainda se entrosar. Foi muito legal ser o revezamento mais rápido depois de abolidos os trajes, e até 2016 vamos estar muito bem", disse Chierighini.
 
Festa em Bleu, blanc et ruge (Azul, branco e vermelho). A França de Yannick Agnel, Florent Manaudou, Fabien Gilot e Jeremy Stravius venceu a disputa (3m11s18) pela primeira vez na história dos Mundiais da FINA e ainda por cima no confronto direto com os americanos Nathan Adrian, Ryan Lochte, Anthony Ervin e James Feigen (3m11s42). O bronze foi para os russos Andrey Grechin, Nikita Lobintsev, Vladmir Morozov e Danila Izotov (3m11s44).
 
Finais e Semifinais - 28/07 
 
Finais
7º Nicolas Oliveira, Fernando Ernesto, Vinícius Waked e Marcelo Chierighini - 3m14s45
 
Semifinais
1º Nicholas Santos - 50m borboleta - 22s81 (Finalista)
2º Cesar Cielo - 50m borboleta - 22s86 (Finalista)
5º Felipe Lima - 100m peito - 59s84 (Finalista)
14º João Gomes Jr - 100m peito - 1m00s40
15º Daynara de Paula - 100m borboleta

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook