Campeão Olímpico Chad le Clos quer quebrar recordes de Phelps

Le Clos comemora a vitória histórica sobre Michael Phelps nos Jogos Londres 2012 / Foto: Getty Images / Al Bello

Rio de Janeiro - Chad le Clos não é um atleta que se rende facilmente à pressão. Determinado a ser uma das estrelas do Rio 2016, o nadador sul-africano tem metas ambiciosas para os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul – além do ouro em todas as provas, ele quer o recorde mundial dos 200m e 100m borboleta. O único obstáculo é que, atualmente, ambos pertencem a ninguém menos do que a lenda da natação, Michael Phelps.

“Os Jogos Olímpicos do Rio são o meu foco principal agora. Estarei na minha melhor forma e a medalha de ouro é o meu objetivo. As provas de nado borboleta também estão na minha cabeça, assim como os recordes do Michael Phelps nos 100m e 200m borboleta têm estado desde que venci em Londres,” disse Le Clos em entrevista exclusiva ao site rio2016.com, parte de uma série de reportagens especiais com atletas Olímpicos dos cinco continentes a um ano da realização do maior evento esportivo do mundo.

A vitória a que o sul-africano se refere aconteceu nos Jogos Londres 2012, quando ele surpreendeu atletas e público ao bater o multimedalhista e favorito absoluto da competição, Michael Phelps, na final dos 200m borboleta. Le Clos tinha apenas 20 anos de idade na ocasião.

Já Phelps havia anunciado sua aposentadoria das piscinas logo após a edição londrina dos Jogos, somando 22 medalhas Olímpicas – 18 de ouro. No entanto, a lenda da natação mudou de opinião e recentemente disse que pretende voltar a competir no Rio.
Enquanto Phelps volta a impressionar nos 100m e 200m borboleta, Le Clos vem mostrando que deve fazer bonito no Rio. Ele acaba de ganhar o ouro nos 100m borboleta no Mundial de Kazan, na Rússia, e reforçou que as metas para Rio estão claras.

“É claro que os 49s82 (tempo do recorde mundial de Phelps nos 100m) será o mais difícil. Michael foi o primeiro a conseguir chegar em menos de 50 segundos. Mas estou otimista e estarei em ótima forma. O principal que preciso melhorar é o meu tempo na primeira metade, já que no fim sou muito mais forte”, contou.

Veja Também: