Depois da Fina, americanos também fazem críticas à Rio 2016

Centro Aquático da Rio 2016 é alvo de críticas por receber menos público que Londres 2012 recebia / Foto: Bruno Carvalho / Ministério do Esporte

Rio de Janeiro - Depois da carta que a Federação Internacional de Natação (Fina) divulgou, no início da semana, ter abalado o Comitê Organizador da Rio 2016 e a gestão do prefeito Eduardo Paes, foi a vez dos americanos manifestarem descontentamento com as instalações para os esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos. 

A maior potência em muitas provas na água, os Estados Unidos, por meio da USAS (United States Aquatic Sports), organização que reúne as federações de esportes como natação, polo aquático, saltos ornamentias e nado sincronizado, criticou as mesmas coisas que a Fina havia levantado. 

"Nos juntamos com a Fina ao expressarmos nossas preocupações sobre uma aparente falta de cooperação e compromisso com a segurança e o sucesso dos atletas de todas as modalidades aquáticas", alude a carta. 
 
O documento foi disponibilizado no site da USAS e tem a assinatura de seu presidente, Steve McFarland. O dirigente corrobora as questões ditas pela Fina, tal como o planejamento das instalações (e, consequentemente, a diminuição da capacidade de público, que irritou a Fina) e a qualidade da água na Praia de Copacabana, que receberá a maratona aquática e a parte de natação do triathlon. 
 
"Esperamos que o prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, reconsidere sua decisão e implemente os pedidos da Fina para garantir a segurança dos nossos atletas e o mais alto nível de competição para os Jogos Olímpicos de 2016", conclui a USAS. 
 
Não houve nova manifestação nem do Comitê nem de Paes. O chefe do executivo municipal havia dito, após as críticas da Fina, que a entidade estava ciente de que os Jogos Rio 2016 já estavam seguindo algumas das recomendações da Agenda 2020 - relação de 40 pontos que devem ser incorporados pelas sedes a partir de Tóquio 2020 com o objetivo de deixar os Jogos mais baratos e atrativos para quem os organiza.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook