Ídolo sul-africano inicia vaquinha para ir a sua 5ª Olimpíada

Imagem publicada pelo ex-campeão sul-africano para arrecadar fundos na internet / Foto: Reprodução / Instagram

Rio de Janeiro - Se os Jogos Olímpicos fossem hoje, Roland Schoeman teria dificuldades em participar. Um dos maiores ídolos do esporte sul-africano, responsável por abrir as portas da natação para o mundo em seu país, alegou estar sem apoio financeiro e iniciou uma vaquinha para vir ao Rio em 2016. 

Roland foi quem tornou possível que a África do Sul tivesse hoje campeões olímpicos como Cameron Van der Burgh e Chad Le Clos. Aos 35 anos e com três medalhas olímpicas, o veterano pode bater o recorde de participações de um atleta sul-africano em Olimpíadas caso consiga ser bancado. 

"Na África do Sul, se você não ganha a medalha de ouro agora, você não é bom. Vários países tem tradição de apoiar seus campeões. Seja o campeão de hoje ou o de quatro anos atrás. Se ele continua buscando uma medalha de ouro, continua recebendo suporte. Mas na África do Sul não sinto que essa seja a cultura, não sinto que seja assim que funcionem os negócios. Na África do Sul, a única maneira de conseguir patrocinadores é continuar sendo campeão", afirmou o nadador dos 50m livre.

Roland reclama da falta de apoio estatal. "O governo não nos apoia. Tem o dinheiro para Chad, Cameron, e ninguém mais. Para nós, é muito difícil, porque não temos muitos patrocinadores. Eu tenho um patrocinador na África do Sul... Não concordo com isso. Acho que se alguém quer continuar entre os melhores do mundo, se continua perseguindo seu sonho, é importante ver o que essa pessoa está tentando fazer. No meu caso, busco minha quinta participação nos Jogos Olímpicos. Fiquei 20 anos entre os 10 melhores nadadores do mundo. Não concordo quando dizem que só podem apoiar medalhistas de ouro. Tem muitos outros que podem apoiar", finaliza.

A intenção do nadador é, com a vaquinha iniciada na internet, arrecadar dinheiro para bancar o que seria seu patrocínio até a Rio 2016.

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook